Brasil e Portugal reforçam conectividade para superar números do turismo no pré-pandemia

Reunião Embratur, TAP e Turismo de Portugal na BTL

Nesta quarta-feira (16/3), no primeiro dia da BTL 2022, em Lisboa, o presidente da Embratur, Carlos Brito, reuniu-se com o diretor regional da TAP para o Brasil e América do Sul, Carlos Antunes, e com Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil. Durante o encontro, a retomada da malha aérea entre Portugal e Brasil, pela TAP, esteve em discussão, assim como possíveis iniciativas e parcerias conjuntas entre os dois países para reforçar o turismo português no Brasil e continuar a intensificar o turismo brasileiro em Portugal.

“O Brasil é um dos lugares mais bonitos do mundo e com muito ainda por explorar”, afirmou o diretor do Turismo de Portugal. Para ele, apesar dos objetivos diversos, porque são dois países com motivações diferentes, a relação entre os países é muito forte em virtude do idioma em comum, da cultura e da gastronomia. “Prevejo sinceramente uma cor muito rosa para o turismo do futuro”, afirmou, sublinhando que “nunca os jovens quiseram viajar tanto como hoje”, completou Bernardo Cardoso.

De acordo com Cardoso, a companhia aérea TAP espera chegar ao final de 2022 com 90% da capacidade relativamente ao ano de 2019, no pré-pandemia. “Este é um esforço importante, porque sem essa conectividade não vamos ter grandes sucessos. Precisamos da aviação e destes parceiros para o fazer”.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, considerou o encontro produtivo e avaliou que a avaliação feita pela TAP é uma excelente notícias para o turismo entre o Brasil e Portugal. “Com a retomada da malha aérea para 90% até ao final do ano e a disponibilidade manifestada para identificar novas rotas para novos destinos no Brasil, prevemos atingir rapidamente os números verificados no pré-pandemia e até mesmo superá-los já em 2023”, concluiu.

Atualmente, a TAP faz 75 voos por semana para o Brasil e do Brasil para Portugal. Em breve serão também retomados os voos para Porto Alegre e o avião para o Recife vai ser substituído por um com maior capacidade.

Também participaram da reunião: Rafael Luisi, Chefe da Assessoria Especial do Ministério do Turismo; Heitor Kadri, gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior da Embratur; e André Reis, gerente de Gabinete da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur.