Presidente da Embratur encontra-se com o presidente da República de Portugal e reforça a promoção do turismo brasileiro durante a abertura da BTL, em Lisboa

Presidente português vista o estande da EMBRATUR na BTL

Nesta quarta-feira (16/3), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou da abertura da 32ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Ao iniciar a extensa agenda do primeiro dia de atividades, Brito esteve com o o presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que visitou o estande da Embratur e saudou a presença do Brasil na maior feira de turismo de seu país. Em 2022, o evento reúne 1.400 expositores e a deve ultrapassar os 70 mil visitantes.

Durante a conversa com Carlos Brito e com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, o presidente português exaltou a amizade entre Portugal e Brasil e teve a oportunidade de provar dois sucos típicos de frutas do país – cupuaçu e acerola. “No Brasil, tudo é bom”, avaliou Sousa. O presidente da Embratur agradeceu o elogio, entregou cumprimentos do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto, e mostrou-se satisfeito com as boas relações entre os dois países. “Estamos muito contentes com tantos portugueses que procuram conhecer os destinos incríveis do Brasil todos os anos. Estamos aqui na BTL para reforçar que a pandemia no Brasil está controlada e que estamos ansiosos para receber a todos os novamente”, disse Brito. A secretária de Estado do Turismo de Portugal, Rita Marques, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, acompanharam o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a visita.

Com a participação de 25 coexpositores dispostos em um estande de 315m², a Embratur divulga os atrativos e destinos brasileiros para os turistas internacionais e aproxima o trade brasileiro do português, levando informações atualizadas e possibilitando a realização de negócios. A capacitação “Os Tesouros do Brasil” é oferecida diariamente para operadores interessados na comercialização de viagens ao país, e degustações da famosa caipirinha brasileira estão disponíveis todos os dias, às 17h. No final de semana que encerrará a feira (19 e 20/3), estão previstas apresentações culturais no estande brasileiro.

REUNIÕES E ENTREVISTASAlém de discutir o aumento da malha aérea ao Brasil com Carlos Antunes, diretor da TAP Air Portugal para a América Latina, e Bernardo Cardoso, diretor do turismo de Portugal no Brasil, o presidente da Embratur, Carlos Brito, esteve reunido com o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, e com o presidente do Goiás Turismo e do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo), Fabrício Amaral. Também foram realizadas reuniões com operadores europeus, como a eDreams, uma das maiores OTA (Online Travel Agency) da Europa, para avaliação de ações em parceria para estimular o fluxo de viajantes internacionais ao Brasil. Antes do encerramento do primeiro dia de feira, Brito concedeu entrevistas para veículos de imprensa portugueses que cobrem o evento, entre eles a Agência Lusa e os jornais ‘Expresso’ e ‘Dinheiro Vivo’.

“Portugal é um mercado estratégico e prioritário para a Embratur pela afinidade cultural que une brasileiros e portugueses, por conta da história umbilical que há entre os países. No ano em que completamos o bicentenário da independência do Brasil, fomos muito bem recebidos pelo presidente português na BTL e estamos seguros que as reuniões com players importantes do turismo irá resultar em bons resultados para a rápida retomada do fluxo de viagens entre os dois países no cenário de pós-pandemia”, resume Carlos Brito.

Integram a comitiva do Brasil na BTL: Rafael Luisi, Chefe da Assessoria Especial do Ministério do Turismo; Heitor Kadri, gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior da Embratur; e André Reis, gerente de Gabinete da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur.

Foto: Renan Pretto – Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, à esquerda, prova sucos típicos oferecidos no estande da Embratur na BTL, ao lado do presidente da Agência, Carlos Brito, à esquerda.