Atendimento de operadores e imprensa marca o segundo dia da Embratur na BTL, em Lisboa

O segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), nesta quinta-feira (17/3), foi marcado pela sequência da agenda de reuniões do presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção), Carlos Brito, com o trade brasileiro e português. Levando informações sobre a atual situação do Brasil e divulgando os destinos turísticos do país, Brito reforça que o Brasil está plenamente pronto para a retomada do turismo internacional.

“Neste contato com profissionais do turismo na feira pudemos perceber que o Brasil está na mira dos turistas internacionais para ser visitado. Destinos com Natureza, principalmente, estão em alta”, explica o presidente da Agência.

No estande da Embratur, onde participam 25 coexpositores, Brito recebeu os mais destacados veículos de imprensa de Portugal e detalhou a importância do mercado português como emissor de turistas ao Brasil. “No ranking geral de turistas que recebemos em nosso país, Portugal costuma figurar entre os 10 principais emissores. Em conversa com a TAP Linhas Aéreas e com operadores diversos e importantíssimos, percebemos que é possível chegar aos números pré-pandêmicos de turistas portugueses recebidos já em 2023”, disse em uma das entrevistas.  

Além das reuniões e entrevistas, a Embratur também oferece a capacitação “Os Tesouros do Brasil” para operadores interessados na comercialização de viagens ao país, e degustações de bebidas típicas brasileiras. No final de semana que encerrará a feira (19 e 20/3) serão realizadas apresentações culturais.

ENCONTRO COM OPERADORES PORTUGUESES SOBRE RIO DE JANEIRO E GOIÁS – Carlos Brito participou ainda de dois eventos, em Lisboa: o “Encontro Especial”, organizado pelo trade turístico e poder público do Rio de Janeiro para reunir operadores portugueses, no hotel Sofitel, e do evento “Noite Goiana em Lisboa”, organizado pelo trade turístico e poder público de Goiás, no hotel Dom Pedro. Nas duas oportunidades, Brito destacou para os operadores presentes que “o Brasil é um destino seguro, tanto na questão sanitária quanto na de segurança pública” e que “está mais do que preparado para receber os turistas internacionais”. O Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, também esteve presente.

 

Foto – Renan Pretto: Carlos Brito em entrevista para a RTP TV, maior e mais antiga emissora televisiva de Portugal

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.