Nesta sexta-feira (18/3), durante o terceiro dia de participação do presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, na BTL, em Lisboa, foram realizadas reuniões com coexpositores brasileiros na feira e com o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo. Junto ao chefe da assessoria especial do Ministro do Turismo do Brasil, Rafael Luisi, e dos gerentes Heitor Kadri e André Reis, da Embratur, foram discutidos possíveis parcerias e acordos para troca de informações que resultem no aumento do fluxo turístico entre Brasil e Portugal.
“É uma grande satisfação estar junto a líderes políticos e profissionais do Turismo que possuem objetivos alinhados ao nosso: levar informação e divulgar o Brasil na maior feira do segmento de turismo em Portugal”, afirmou Carlos Brito em reunião com a secretária de Turismo de Canela (RS), Carla Reis, e com a secretária de Turismo de Gramado (RS), Rosa Volk. Os dois municípios turísticos gaúchos participam como coexpositores no estande da Embratur, ao lado de mais de 20 outros destinos, companhias aéreas, operadores e integrantes do trade brasileiro.
Pela manhã, durante o encontro com o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Brito reforçou a importância do mercado português para o Brasil, costumeiramente figurando entre os 10 maiores emissores de turistas ao país, e colocou a Embratur à disposição para a realização de ações conjuntas. “Esperamos chegar ao número de visitantes portugueses que tínhamos em 2019, antes da pandemia, o quanto antes. Nas reuniões com a TAP pudemos perceber que estamos alinhados na expectativa de atingirmos este objetivo já em 2023”, disse o presidente da Embratur.
A possibilidade da viabilização de intercâmbio de conhecimentos da Embratur com o Turismo de Portugal para uma maior troca de conhecimento e de boas práticas esteve na pauta. Para o presidente da Turismo de Portugal “a relação entre o Brasil e Portugal tem sido sempre muito estreita, principalmente por causa da conectividade aérea e da ligação de turistas tanto de portugueses para o Brasil como de brasileiros para Portugal”. Araújo complementou que as ações conjuntas “num mundo tão competitivo como este são obviamente positivas para os dois países”, reforçou.
Ainda na sexta-feira, Brito esteve reunido com representantes da Ogilvy, empresa de Comunicação Corporativa contratada pela Embratur para a realização de ações de Relações Públicas na Europa, com o intuito de preparar materiais de divulgação sobre a atual situação do país. “Temos a pandemia controlada e índices de atividades turística melhores a cada mês. Estamos prontos para receber turistas estrangeiros e temos que divulgar isso para Portugal e toda a Europa”, defendeu o presidente da Embratur, que também concedeu entrevistas para a Rede Record TV, do Brasil, entre as agendas do dia.
Estande do Brasil na BTL – Com 315 m2, o estande da Embratur oferece a capacitação “Os Tesouros do Brasil” a profissionais estrangeiros interessados em informações sobre os destinos incríveis do país, além de degustações de bebidas típicas brasileiras. Durante o sábado e o domingo (19 e 20), quando o público final terá acesso aos 1400 expositores do evento, a Embratur fará apresentações culturais do Brasil às 2pm, 4.20pm e 5pm. No total, são esperados mais de 70 mil visitantes nos cinco dias da BTL em 2022.