Método “Would You Like” para capacitação de operadores turísticos é lançado pelo MTur com a presença do presidente da Embratur

Lançamento Would You Like MTUR

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, nesta terça-feira (29/3), do lançamento do curso “Would You Like”, método do Ministério do Turismo que vai capacitar operadores turísticos de todo o país em noções de língua inglesa. Desenvolvido pelo empresário Leonardo Leão, de Manaus (AM), o método foi doado sem ônus ao MTur e permitirá que trabalhadores com baixa escolaridade aperfeiçoem a comunicação junto a visitantes internacionais.

O órgão vai disponibilizar no seu canal no YouTube vídeos de curta duração e extremamente didáticos, destinados a profissionais de diferentes segmentos turísticos que atuam na linha de frente do atendimento a estrangeiros. “Como o país precisa de pessoas como você, Leonardo. Se todo o empresário brasileiro divulgasse o Brasil como você faz, teríamos um turismo ainda mais forte. Através do YouTube podemos capacitar as pessoas. Esse é um método para tentar diminuir a maior carência que o turismo brasileiro tem com o estrangeiro, que é a língua, que todo mundo fala disso reclamando lá fora”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Aos conselheiros do Conselho Nacional do Turismo (CNTur) presentes ao evento, o ministro detalhou que busca “desatrapalhar quem gera emprego”e detalhou que o número de hotéis em construção no Brasil, principalmente nos destinos de Natureza, que estão sendo especialmente procurados no pós-pandemia. Na quarta-feira (30/3), dia seguinte ao evento de lançamento di “Would You Like”, está marcada reunião do CNTur.

Ao usar a palavra, Leonardo Leão, de Manaus (AM), presidente da Associação dos Operadores de Barcos de Turismo da Amazônia, indicou que o método lançado pelo MTur foi apresentado ao ministro Gilson Machado Neto ainda enquanto atuava como presidente da Embratur. “Sou do Amazonas e a Amazônia ainda é mais de interesse de estrangeiros do que de brasileiros, por isso precisávamos capacitar o operador local para lidar com o turista estrangeiro. Este governo comprou nossa ideia e quero agradecer a coragem do ministro, a Embratur, e dar parabéns por acreditarem em nosso país e buscarem iniciativas como esta. Que este material sirva para mudar a vida de muita gente”, disse.

Para o presidente da Embratur, o método “Would You Like” fará grande diferença para que a experiência turística no Brasil seja ainda melhor para o turista estrangeiro. “Estou certo que esta iniciativa é histórica e demonstra o quanto o Ministério do Turismo e a Embratur se preocupam com o desenvolvimento do nosso turismo, buscando soluções para situações onde precisávamos avançar. Parabéns a todos pela disponibilização deste método”, afirma Carlos Brito.

As peças do curso disponíveis no endereço https://www.youtube.com/MinisteriodoTurismo também serão enviadas para o mailing do Cadastur, o cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos. O curso “Would You Like” tem como público-alvo categorias a exemplo de artesãos, garçons, comerciantes de rua de alimentos e bebidas, comerciantes de mercados municipais, condutores turísticos, condutores de turismo náutico, condutores de pesca esportiva, profissionais de Centros de Atendimento ao Turista (CATs), bugueiros, atendentes de quiosques de praia, taxistas, motoristas de aplicativos e funcionários de meios de hospedagem.

Também participaram do evento desta terça-feira o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro; o secretário executivo do Ministério do Turismo, Marcos Pereira; o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Rabelo; e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, entre outros representantes do MTur, da Embratur e do trade turístico nacional.