Embratur reforça retomada do turismo durante Rio Boat Show 2022

 

Maior evento náutico outdoor da América Latina contou com a presença do presidente da Agência, Silvio Nascimento, que acompanhou o ministro do Turismo, Carlos Brito, em conversas com expositores

A Embratur visitou, nesta quinta-feira (07/04), a 23ª edição do Rio BoatShow. O maior evento náutico outdoor da América Latina ocorre no Rio de Janeiro desde o último domingo (3) e reúne cerca de 80 marcas expositoras brasileiras e internacionais. Situado na Marina da Glória, o espaço conta com um estande do Ministério do Turismo, que tem apresentado o potencial do turismo náutico nacional, além dos diversos destinos possíveis no país.

Ao lado do ministro do Turismo, Carlos Brito, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, percorreu a feira e conversou com expositores. Ele ressaltou a importância da retomada de eventos presenciais como oportunidade para fomentar os negócios e promover o turismo do país. “A gente vê um resultado maravilhoso. Tem muita gente frequentando a feira e conversando com os expositores. Já existe muito negócio gerado, o que vai ser vital para seguirmos firmes no propósito de fomentar o setor e seguir atraindo o turista estrangeiro. Isso é uma demonstração da retomada firme que o turismo brasileiro está tendo no momento”, destacou Nascimento.

Durante a visita à feira, o ministro Carlos Brito lembrou que o Governo Federal assegurou a isenção de tributos federais para todos os interessados em importar veleiros – esportistas e empreendedores do turismo que utilizem suas embarcações como ativo econômico. “O Governo Federal tem compromisso com a nossa atividade. A isenção de tributos corrobora esse compromisso, porque dá condições para aumentar o número de embarcações, que leva a um crescimento das marinas, melhoria da infraestrutura e mais postos de trabalho, consequentemente. Por isso, precisamos cada vez mais aproveitar o potencial brasileiro nessa área, transformando toda essa vocação em emprego e desenvolvimento para o turismo brasileiro”, avaliou o ministro.

A programação do Rio Boat Show prevê oito dias de atividades – o encerramento será no próximo domingo (10) –, promovendo interação entre clientes, fabricantes, distribuidores e revendedores do setor. A Rio Boat Show 2022 marca ainda a retomada dos eventos de turismo no estado, uma vez que o setor foi um dos mais prejudicados pela pandemia da Covid-19. A última edição havia sido em 2019, quando reuniu cerca de 35 mil visitantes durante nove dias.

Entre as atrações de 2022 estão expositores nacionais e internacionais, tendências e lançamentos de barcos, motos aquáticas, infláveis, motores e equipamentos, além de outros produtos ligados ao universo náutico.

De acordo com dados da Indústria Náutica Brasileira, o setor movimentou, em 2021, 6 mil empregos diretos, além de 30 mil indiretos. O faturamento girou em torno de R$ 2 bilhões e a previsão de crescimento neste ano é de 25%.

WTM Latin America

Na quarta-feira (06/04), a Embratur também esteve presente na WTM Latin America, uma das principais feiras de turismo do continente. Na ocasião, o presidente Silvio Nascimento, e a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação do órgão, Karisa Vilas Boas Nogueira, acompanharam o ministro do Turismo, Carlos Brito, em reuniões setoriais com expositores.

Um dos encontros foi com o ministro do Turismo da Argentina, Matías Lammens. Na pauta, medidas para aumentar a conectividade aérea entre os dois países e ações para fortalecer o fluxo de visitantes.

Foto: Roberto Castro/Ministério do Turismo