Deu samba! Feriados prolongados e Carnaval fora de época aquecem turismo no Brasil

Mais de 500 mil turistas internacionais ingressaram no país nos dois primeiros meses. Semana Santa e Tiradentes atraem mais de 50 mil visitantes estrangeiros

Feriados prolongados, retorno de celebrações religiosas e Carnaval fora de época dão sinais da retomada do turismo internacional no Brasil. Após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os índices de entrada de estrangeiros confirmam o potencial do país como excelente opção para os viajantes. Somente nos dois primeiros meses de 2022, mais de 500 mil estrangeiros cruzaram a fronteira com Brasil.

De acordo com o Sistema de Tráfego Internacional (STI), da Polícia Federal, foi registrada, entre janeiro e fevereiro deste ano, a entrada de mais de 530 mil turistas estrangeiros no país, dos quais 293,8 mil foram argentinos.

“Esses números demonstram que estamos no caminho certo para fortalecer ainda mais a retomada do turismo brasileiro. Nosso país é um dos melhores do mundo em termos de diversidade de destinos. Temos muito a oferecer aos visitantes de outros países e estamos trabalhando para mostrar todo nosso potencial”, destaca Silvio Nascimento, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

Mesmo sem desfiles e blocos, o período de Carnaval – entre 25/02 e 04/03 – trouxe de outros países 55.038 pessoas por via aérea, segundo levantamento da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). Já nos feriados prolongados de Páscoa e Tiradentes – entre os dias 14 e 24 de abril –, mais de 53,4 mil pessoas chegaram ou chegarão ao Brasil em voos internacionais.

Os Estados Unidos são o maior emissor de passageiros durante esses 11 dias. Ainda segundo dados da Iata, 11.505 pessoas sairão do país norte-americano, seguido por Argentina e Portugal, com 11.398 e 2.794, respectivamente (veja lista completa abaixo).

As capitais São Paulo e Rio de Janeiro são as que irão receber o maior número de pessoas de voos internacionais. Neste ano, as cidades reprogramaram os tradicionais desfiles das Escolas de Samba. Os grupos especiais do Rio e de São Paulo irão para avenida nos mesmos dias e horários: na sexta (22) e no sábado (23), a partir das 22h.

AEROPORTOS DO BRASIL

A movimentação nos principais aeroportos nacionais durante o feriado de Tiradentes também será intensa. De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, divulgado nesta quarta-feira (20/04), cerca de 1,8 milhão de passageiros irão circular pelos terminais. O número é 38% maior do que o registrado na última semana, durante a temporada de Páscoa, quando 1,3 milhão de pessoas voaram para diversos destinos do país.

PRINCIPAIS EMISSORES

Estados Unidos: 11.505
Argentina: 11.398
Portugal: 2.794
França: 2.064
Reino Unido: 1.706
Chile: 1.651
Espanha: 1.608
Itália: 1.593
Colômbia: 1.566
México: 1.503

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.