Brasil e Turquia renovam acordo para fortalecer e ampliar o fluxo turístico entre os países

Embratur participou de cerimônia em que os ministros de Turismo do Brasil, Carlos Brito, e de Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, assinaram documento de cooperação

O acordo de cooperação para promoção do turismo entre Brasil e Turquia foi renovado, nesta segunda-feira (25/04), em cerimônia realizada no Itamaraty. A Embratur marcou presença no evento em que os ministros de Turismo do Brasil, Carlos Brito, e de Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, assinaram o documento.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, destacou a importância da parceria. “A partir da assinatura deste Memorando de Entendimento entre os nossos países, vamos fortalecer e aprofundar relações no setor turístico, que terá um papel fundamental para ajudar na recuperação econômica dos países no cenário pós-pandemia.”

Entre as ações previstas no acordo de cooperação estão a troca de informações relacionadas a estatísticas, pesquisas de mercado, política e legislação do setor; investimentos e promoção turística; troca de experiências em segmentos turísticos, como ecoturismo e turismos cultural, religioso, histórico e acessível; e ações de qualificação com intercâmbio de especialistas e boas práticas. O acordo, assinado pela primeira vez em 1995, é válido por cinco anos, com renovação automática por igual período.

O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, afirmou que a cooperação “vai fortalecer e deve ampliar o fluxo turístico turco e brasileiro em ambos os territórios.” Em 2020, o Brasil recebeu cerca de 4 mil turistas da Turquia, número impactado pelo fechamento de fronteiras por causa da pandemia de Covid-19. Em 2019, porém, foram 11.914 entradas de viajantes da Turquia.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a Turquia é o 6º país do mundo que mais recebe turistas internacionais, confirmando que o setor do turismo constitui uma parte importante da economia local. Em 2019, recebeu 51,2 milhões de turistas em seu território, sendo 101,2 mil brasileiros. Também naquele ano, a Turquia exportou 10,5 milhões de turistas para o mundo.

*Com informações do MTur

Foto: Roberto Castro/MTur