Retomada do turismo: Argentina e Canadá ampliam ofertas de voos para o Brasil

Aerolíneas Argentinas insere rotas entre El Calatafe e São Paulo a partir de julho. Air Canada já supera o número de voos ofertados antes da pandemia

A retomada do turismo segue dando fortes sinais de recuperação no Brasil. Principal emissor de turistas estrangeiros para o país, a Argentina terá mais dois voos semanais para o território brasileiro a partir de julho. As rotas serão operadas pela Aerolíneas Argentinas às segundas e sextas-feiras, ligando São Paulo a El Calatafe, com aeronaves com capacidade para até 170 passageiros.

A novidade chega uma semana depois de a companhia aérea ter anunciado outras duas novas rotas ligando San Martin de los Andes e Ushuaia a São Paulo. Atualmente, a Aerolíneas Argentinas opera 49 voos semanais para seis cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.

Entre janeiro e fevereiro de 2022, quase 300 mil turistas argentinos entraram no Brasil. Os dados são do Portal de Imigração do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com informações do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal. Em 2021, o mesmo período registrou a entrada de 17.425 turistas argentinos.

“Estes números mostram que a retomada do turismo já é uma realidade para o turismo brasileiro, um dos setores mais afetados pela pandemia. Agora, nosso objetivo é alcançar novamente o patamar pré-pandemia e seguir trabalhando na divulgação do Brasil no exterior para trazer ainda mais turistas estrangeiros para o nosso país, movimentando a economia e gerando empregos para os brasileiros”, comentou Silvio Nascimento, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Mais voos do Canadá

Outro país que aumentou recentemente a oferta de voos para o Brasil foi o Canadá. A Air Canada, que já oferecia voos diários entre Toronto e São Paulo, passou a contar também com duas rotas semanais ligando a capital paulista a Montreal. Além disso, a companhia aérea voa quatro vezes por semana ligando São Paulo a Buenos Aires antes de seguir para Toronto.

Com a novidade, a Air Canada superou o número de voos e assentos ofertados para o país antes da pandemia. “A estimativa é de que em maio a gente supere os 90% de ocupação, mesmo em baixa temporada e com três voos a mais em relação ao que tínhamos em 2019”, projetou Giancarlo Takegawa, diretor da Air Canada no Brasil, em entrevista ao Mercado & Eventos.

Entre janeiro e fevereiro de 2022, mais de cinco mil canadenses entraram no país, segundo dados do Portal de Imigração. Vale ressaltar que, desde junho de 2019, o Governo Federal dispensou o visto de entrada no Brasil para cidadãos canadenses. A medida vale para entrada no país para fins turísticos, de negócio, esportivos ou artísticos, sem intenção de estabelecer residência e aplicada para quem permanecer em território brasileiro por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses.

O decreto de 2019 também dispensou o visto para australianos, japoneses e norte-americanos.