AVISO DE PAUTA | Embratur promove os Parques Nacionais do Brasil no principal evento de turismo de aventura dos EUA

Adventure Elevate reúne os principais líderes e profissionais de ecoturismo e turismo de aventura da América do Norte

Os Parques Nacionais do Brasil serão destaque no Adventure Elevate 2022, o mais importante evento de turismo de aventura dos Estados Unidos, entre os dias 3 e 5 de maio. O tema vai ser levado pela Embratur à conferência anual que reúne líderes e tomadores de decisão que moldam o setor de ecoturismo e turismo de aventura, incluindo operadores e agências de turismo.

Durante os três dias de evento, na cidade de Oregon, no Arizona, a Agência realizará apresentações sobre os Parques Nacionais do país, executará agenda de reuniões com o trade internacional e terá um espaço próprio de atendimento ao público.

O Brasil selecionou 15 parques para promoção na Elevate, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com os Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). São eles: Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), Parque Nacional Anavilhanas (AM), Parque Nacional Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional de Brasília (DF), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional de Itatiaia (RJ), Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional de Aparados da Serra (RS/SC), Parque Nacional da Serra do Itajaí (SC) e Parque Nacional Serra do Cipó (MG).

A isenção de visto para turistas provenientes dos Estados Unidos e do Canadá também será divulgada como forma de incentivo ao público norte-americano e canadense para visitação do Brasil.

Elevate

Organizado pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), uma das mais importantes associações de turismo de aventura do mundo, o Adventure Elevate é uma conferência anual de educação, networking e negócios, baseada na América do Norte.

Em 2021, o evento ocorreu na cidade de Sedona, Arizona, e também contou com a presença da Embratur. A conferência reuniu os principais atores do turismo norte-americano, como operadores, consultores de viagens, imprensa, conselhos e representantes do turismo internacional.

Assessoria de Imprensa
Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo
+55 61 2023.8545 / 8553

Para demandas de imprensa:
imprensa@embratur.com.br
www.embratur.com.br
www.visitbrasil.com

Foto: Zig Koch – MTUR

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.