Gerente de Eventos e Feiras da Agência, Paulo Neves apresentou painel sobre o assunto durante o Summit Mice 2022
Um dos últimos setores a retomar suas atividades desde o início da pandemia de Covid-19, o turismo de negócios e eventos tem um grande desafio pela frente: integrar o mundo digital e as ferramentas de inovação e tecnologia aos tradicionais eventos presenciais. Este foi o tema do painel que contou com a presença do gerente de Eventos e Feiras da Embratur, Paulo Neves, durante a programação do Summit Mice 2022, nesta sexta-feira (6/5).
O evento, realizado em João Pessoa (PB), foi promovido por Sebrae, João Pessoa Convention & Visitors Bureau, governo da Paraíba, Secretaria de Turismo de João Pessoa e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande.
Com o tema “A reinvenção integrada da indústria de eventos no Brasil: uma nova era, um novo olhar”, Paulo Neves falou sobre os desafios dos eventos presenciais após um longo período onde a única possibilidade foi realizar encontros virtuais, por meio de ferramentas tecnológicas.
Para Neves, o caminho para o turismo de negócios e eventos é entender que as novas ferramentas não chegam para aposentar o mundo presencial nem para serem vistas como vilãs, mas sim como complemento. “Os eventos hoje são uma mescla de ferramentas tecnológicas com as habilidades sociais, humanas e emocionais. A parte presencial representa conectividade e experiência e é vital para a relação comercial”, destacou o gerente de Eventos e Feiras da Embratur.
O grande desafio, segundo Neves, é justamente conectar as características sociais com o virtual e suas facilidades. “O mundo dos eventos presenciais não acabou. Ele segue sendo fortíssimo por que os seres humanos são sociáveis. São os eventos híbridos que vieram para ficar. Temos que agregar tecnologia e experiência mais do que nunca”, avaliou.
O Summit Mice 2022 também abordou outros temas relacionados ao turismo e à tecnologia, como o futuro do metaverso no setor, o futuro dos eventos corporativos e a importância da cooperação do mercado para a captação de eventos.