Parques Nacionais do Brasil são destaque no principal evento de turismo de aventura dos EUA

Durante os três dias da Adventure Elevate, Embratur se reuniu com o trade internacional e promoveu o país para os principais líderes e profissionais de ecoturismo da América do Norte

As belezas e experiências diferenciadas dos Parques Nacionais do Brasil foram temas de debates, capacitações e apresentações durante a Adventure Elevate 2022, o mais importante evento de turismo de aventura dos Estados Unidos. Durante os três dias de programação – 3 a 5 de maio –, na cidade de Eugene, em Oregon, a Agência realizou apresentações sobre 15 Parques Nacionais do país, executou agenda de reuniões com o trade internacional e promoveu destinos brasileiros em um espaço próprio de atendimento ao público.

Um dos destaques do evento foi o Adventure Connect, uma rodada de negócios em que os destinos se encontram com operadores líderes do mercado norte-americano para apresentar seus atrativos. Nele, a Embratur apresentou os principais destinos de natureza e de turismo de aventura do Brasil, focando em experiências como observação de fauna, trekking, ciclo turismo e turismo náutico.

“A Embratur cumpre sua missão de fomentar a atividade turística e mostrar as maravilhas brasileiras para os turistas dos Estados Unidos, que já constituem mercado importante para o nosso país, mas têm grande potencial de crescimento, considerando a escalada de demanda por destinos de natureza”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Ao total, foram feitas sete capacitações em que o Brasil foi apresentado a tomadores de decisão de operadores e agências da América do Norte de ecoturismo e turismo de aventura. Além disso, foram realizadas oito reuniões com o trade internacional e um vídeo trazendo imagens marcantes do Brasil foi apresentado para cerca de 250 operadores e agências de turismo.

Representante da Embratur no evento, o assessor de gerência de promoção internacional do turismo de natureza, Alisson Andrade, avaliou a participação da Embratur como importante para estreitar a parceria com o trade norte-americano, sobretudo com o objetivo de introduzir novos destinos turísticos nesse mercado, além de consolidar os já comercializados.

O presidente da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Shannon Stowell, associação que organiza o Adventure Elevate, esteve presente no espaço dedicado ao Brasil. Ele afirmou estar animado para retornar ao país e ter contato com a natureza. “Sou um grande fã do Brasil e seus parques nacionais. Estive em alguns na última década e acho que os parques são muito importantes para aproximar as pessoas da natureza e para transformar as pessoas em defensoras do meio ambiente. Estou ansioso para visitar o próximo grande parque nacional brasileiro.”

Parques e facilidades

O Brasil selecionou 15 parques para promoção na Elevate, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com os Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os desfinos destacados foram: Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), Parque Nacional Anavilhanas (AM), Parque Nacional Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional de Brasília (DF), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional de Itatiaia (RJ), Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional de Aparados da Serra (RS/SC), Parque Nacional da Serra do Itajaí (SC) e Parque Nacional Serra do Cipó (MG).

Espalhados pelas cinco regiões do país, os Parques Nacionais oferecem concentração significativa dos seis biomas existentes no Brasil, com 1,9 mil espécie de pássaros, sete patrimônios mundiais naturais, além de diversas experiências que podem ser vivenciadas pelos turistas com integração entre segmentos como cultural e gastronômico.

A isenção de visto para turistas provenientes dos Estados Unidos e do Canadá também foi destacada pela Embratur como forma de incentivo ao público norte-americano e canadense para visitação do Brasil. Desde junho de 2019, o Brasil dispensou a obrigatoriedade do visto para turistas desses países por períodos de permanência de até 90 dias.

Elevate

Organizado pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), uma das mais importantes associações de turismo de aventura do mundo, o Adventure Elevate é uma conferência anual de educação, networking e negócios, baseada na América do Norte.

Em 2021, o evento ocorreu na cidade de Sedona, Arizona, e também contou com a presença da Embratur. A conferência reuniu os principais atores do turismo norte-americano, como operadores, consultores de viagens, imprensa, conselhos e representantes do turismo internacional.

Foto: Divulgação/Embratur