Gastos de turistas estrangeiros sobem 63% nos primeiros meses de 2022

Visitantes de outros países deixaram US$ 781 milhões no país no primeiro bimestre, superando os US$ 480 milhões registrados no mesmo período em 2021

O turismo continua dando fortes sinais de retomada no Brasil. Entre janeiro e fevereiro de 2022, mais de 530 mil visitantes estrangeiros vieram ao país de acordo com o Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal. Esse volume de turistas gerou US$ 781 milhões em gastos nos meses de janeiro e fevereiro, aponta balanço de pagamentos do Banco Central. Um aumento de 63% em relação aos US$ 480 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

“Estamos caminhando para a retomada total do setor e estes dados reforçam que o Brasil é um destino interessante e seguro para os turistas”, avaliou Silvio Nascimento, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). “Já temos campanhas publicitárias programadas para rodar nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina e esperamos ver o número de visitantes aumentar ainda mais ao longo do ano.”

Além da publicidade, a Embratur realiza uma série de ações e eventos programados durante o ano. São pelo menos 14 participações em grandes feiras, duas delas com inscrições abertas aos interessados em participar como coexpositores. A IMEX Frankfurt, na Alemanha, ocorre entre 31 de maio e 2 de junho, enquanto a FIEXPO Latin America, no Panamá, será realizada entre 13 e 16 de junho.

A Agência também está com editais publicados para os interessados em participar de roadshows nos próximos meses. Serão duas etapas na América do Sul (Montevidéu, Assunção, Buenos Aires, Santiago e Bogotá), entre 7 e 15 de junho, e duas etapas na América do Norte (Toronto, Chicago, Nova Iorque, Miami e Los Angeles), entre 21 e 29 de junho. A data limite para se inscrever vai até 6 de maio.

Clique aqui e confira os editais para participar das feiras e dos roadshows

No fim do ano, a Embratur também vai aproveitar a Copa do Mundo da FIFA, no Catar, para realizar ações de promoção do Brasil aos turistas estrangeiros que forem prestigiar o evento.