Campanha da Embratur na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai resulta em mais de 1,4 bilhão de impactos nas mídias utilizadas

Resultados consolidados apontam que número de reservas de voos e hospedagens entre argentinos ficou próximo ao nível pré-pandemia para janeiro e fevereiro de 2022

Veiculada entre novembro de 2021 e março de 2022 pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, a campanha “Uno, dos, tres, Brasil!” registrou mais de 1,4 bilhão de impactos – medição utilizada para indicar uma estimativa de quantas vezes as peças foram visualizadas pelo público – e ajudou o Brasil a se posicionar como melhor destino para os turistas sul-americanos durante o verão.

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Segundo dados da plataforma Decolar.com, o número de reservas de voos e hospedagens entre os turistas argentinos para janeiro e fevereiro de 2022 voltou basicamente ao mesmo patamar registrado no verão de 2019/2020, antes do início da pandemia. Neste período, os quatro países alvos da campanha representaram 49,1% do total de turistas internacionais recebidos pelo Brasil. Em 2020, quando viagens de longa distância ficaram dificultadas em função de restrições, os quatro países chegaram ao índice de 58,5% do total de visitantes recebidos.

“O Brasil está plenamente pronto para receber os nossos vizinhos e essa campanha posicionou o país como o melhor destino para o verão dos argentinos, chilenos, uruguaios e paraguaios. Com autoridade no assunto, mostramos e valorizamos nossas belezas naturais, nossos destinos de sol, praia, aventura e divulgamos o selo Turismo Responsável. Tudo levando ao site Visit Brasil, onde todos têm acesso a mais informações sobre o turismo no país”, avaliou Silvio Nascimento, presidente da Embratur.

Na televisão fechada, foram 1.383 inserções comerciais nos quatro países e em oito canais, totalizando um resultado impressionante: 1,04 bilhão de impactos. Em mídia exterior, foram 916.530 inserções nos quatro países e em 40 painéis, totalizando mais de 168 milhões de impactos. Já na internet, foram 193,8 milhões de impactos, 111,7 milhões de visualizações de vídeos, 1,05 milhões de cliques nas peças da campanha e quase 313 mil acessos ao site Visit Brasil.

Para aproveitar as plataformas digitais e alcançar ainda mais potenciais turistas, a campanha acionou ainda oito influenciadores – dois de cada país – para disseminar os destinos no Instagram e no TikTok. Com uma base de 3,4 milhões de seguidores, os influenciadores ajudaram a campanha a alcançar mais de 900 mil usuários, com 850 mil visualizações e 32 mil interações nas redes sociais.

“Investir em promoção nos países com proximidade geográfica tem sido uma boa estratégia para induzir o turismo internacional neste momento de retomada. Por isso, levamos aos nossos vizinhos a informação de que aproveitar as praias, a natureza, a cultura, a gastronomia e a receptividade do Brasil é perto e seguro”, salientou o presidente da Embratur.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.