Embratur busca ampliar aproximação entre Brasil e Argentina para fomentar o turismo entre os países

Campanhas de promoção do Brasil no país vizinho e conectividade aérea foram as pautas do encontro em Brasília

Fortalecer ainda mais os vínculos e as parcerias com a Argentina, principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil, foi pauta de reunião realizada nesta quarta-feira (25/5), na sede da Embratur, que contou com a participação da Embaixada da Argentina e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. “Queremos estreitar os laços e aumentar a conectividade entre os dois países. E, para isso, a Embratur está trabalhando para fomentar ainda mais a vinda de turistas argentinos para o Brasil”, enfatizou o diretor de Gestão Corporativa da Agência, Edson Queiroz.

A diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira, levantou a importância da retomada das divulgações internacionais da Embratur no exterior, a exemplo do que ocorreu no último verão com a campanha “Uno, dos, três, Brasil!”, realizada na Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. “Após um período em que a Embratur precisou, por força de legislação, devido à pandemia, focar na promoção do turismo interno, a Embratur voltou, a partir de julho de 2021, seu foco para sua missão original em promover o Brasil em outros países e atrair visitantes estrangeiros. Nossa última campanha veiculada na Argentina, entre novembro de 2021 e março de 2022, por exemplo, levou o número de reservas de voos e hospedagens entre os turistas argentinos praticamente ao mesmo patamar do verão antes da pandemia”, reforçou Karisa Nogueira.

O Ministro da Embaixada da Argentina, Rodrigo Bardoneshi, enfatizou a importância do intercâmbio turístico bilateral entre os países. “O intercâmbio turístico entre o Brasil e a Argentina é bastante tradicional e os números mostram a importância dessa relação para os dois países. Na América Latina, o Brasil é o principal destino emissor de turistas para a Argentina e precisamos seguir nessa posição”, reforçou Bardoneshi.

Voos Brasil x Argentina

A retomada de quatro voos entre Brasília e Buenos Aires foi celebrada no encontro desta quarta-feira. Desde abril, a companhia Aerolíneas Argentinas, que não operava em Brasília desde 2016, está oferecendo quatro voos semanais saindo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek direto para Buenos Aires.

Também estão previstos mais dois voos semanais entre São Paulo e El Calafate, na Argentina, a partir de julho. As rotas de ida e volta também serão operadas pela Aerolíneas Argentinas, com aeronaves com capacidade para até 170 passageiros. Além disso, também entraram em operação duas novas rotas ligando San Martin de los Andes e Ushuaia a São Paulo.

Principal emissor de turistas estrangeiros para o país, a Argentina enviou para o Brasil, somente no mês de abril, 510 voos, com mais de 101 mil assentos.

Foto: Erasmo Salomão/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.