Especializada em turismo de negócios e eventos, a feira será realizada de terça a quinta na cidade alemã. Comitiva da Agência conta com nove coexpositores
A Embratur inicia sua participação na IMEX Frankfurt nesta terça-feira (31/5), na Alemanha. A feira, voltada para o turismo de negócios e eventos, contará com um estande de 152m² da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. O espaço será utilizado pela comitiva da instituição para reuniões e apresentações visando promover o Brasil como destino para viagens corporativas e de incentivo.
Com programação prevista até quinta-feira (2/6), a IMEX Frankfurt volta a ser realizada após dois anos parada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2019, mais de 14 mil pessoas participaram do evento, que contou com quase 4 mil representantes do trade, 3,4 mil empresas expositoras e 253 representantes da imprensa de 29 países.
“O retorno da possibilidade de viagens internacionais permite à Embratur voltar a participar ativamente de eventos fundamentais para a promoção do país no exterior, como a IMEX Frankfurt. Serão dias fundamentais, de muitas reuniões e tratativas em busca de ampliar o fluxo de visitantes estrangeiros para o nosso país. O segmento de negócios e eventos é estratégico para a Agência e esperamos voltar da Alemanha com excelentes notícias e resultados”, destacou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, que estará presente na feira.
Junto à Embratur estarão nove coexpositores selecionados via edital. O estado de São Paulo e o município de São Sebastião (SP) estarão representados, além das entidades Visit Iguassu, São Paulo Convention & Visitors Bureau e Rio CVB. Outros quatro operadores de turismo também estarão presentes em Frankfurt durante os três dias de programação: Blumar DMC, AS Brasil, Be Brazil Travel Partners DMC, Brazil Sensations e Amazon Lord.
Brasil e Alemanha
A Alemanha é o segundo país europeu que mais envia turistas estrangeiros para o Brasil. Segundo dados do Anuário Estatístico do Turismo, do Ministério do Turismo, mais de 206 mil alemães vieram ao país em 2019, antes da pandemia. A expectativa para 2022 é de recuperar 66% deste volume, chegando a 136 mil turistas da Alemanha no Brasil.
Os turistas alemães estão entre os que mais viajam e gastam no mundo. Entre os que vieram ao Brasil, 50% vieram sozinhos e 20% com o cônjuge. O gasto médio diário para os visitantes que vieram a lazer ficou em US$ 55, enquanto os que vieram a negócios foi de US$ 57. Para 44% dos turistas alemães, a prioridade é buscar por destinos de natureza, ecoturismo e aventura. Outros 28% buscam destinos culturais, enquanto 22% vêm atrás de sol e praia. Entre os destinos mais procurados estão São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná.