Aviso de pauta: Embratur participa da IMEX Frankfurt, na Alemanha

Especializada em turismo de negócios e eventos, a feira será realizada de terça a quinta na cidade alemã. Comitiva da Agência conta com nove coexpositores

A Embratur inicia sua participação na IMEX Frankfurt nesta terça-feira (31/5), na Alemanha. A feira, voltada para o turismo de negócios e eventos, contará com um estande de 152m² da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. O espaço será utilizado pela comitiva da instituição para reuniões e apresentações visando promover o Brasil como destino para viagens corporativas e de incentivo.

Com programação prevista até quinta-feira (2/6), a IMEX Frankfurt volta a ser realizada após dois anos parada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2019, mais de 14 mil pessoas participaram do evento, que contou com quase 4 mil representantes do trade, 3,4 mil empresas expositoras e 253 representantes da imprensa de 29 países.

“O retorno da possibilidade de viagens internacionais permite à Embratur voltar a participar ativamente de eventos fundamentais para a promoção do país no exterior, como a IMEX Frankfurt. Serão dias fundamentais, de muitas reuniões e tratativas em busca de ampliar o fluxo de visitantes estrangeiros para o nosso país. O segmento de negócios e eventos é estratégico para a Agência e esperamos voltar da Alemanha com excelentes notícias e resultados”, destacou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, que estará presente na feira.

Junto à Embratur estarão nove coexpositores selecionados via edital. O estado de São Paulo e o município de São Sebastião (SP) estarão representados, além das entidades Visit Iguassu, São Paulo Convention & Visitors Bureau e Rio CVB. Outros quatro operadores de turismo também estarão presentes em Frankfurt durante os três dias de programação: Blumar DMC, AS Brasil, Be Brazil Travel Partners DMC, Brazil Sensations e Amazon Lord.

Brasil e Alemanha

A Alemanha é o segundo país europeu que mais envia turistas estrangeiros para o Brasil. Segundo dados do Anuário Estatístico do Turismo, do Ministério do Turismo, mais de 206 mil alemães vieram ao país em 2019, antes da pandemia. A expectativa para 2022 é de recuperar 66% deste volume, chegando a 136 mil turistas da Alemanha no Brasil.

Os turistas alemães estão entre os que mais viajam e gastam no mundo. Entre os que vieram ao Brasil, 50% vieram sozinhos e 20% com o cônjuge. O gasto médio diário para os visitantes que vieram a lazer ficou em US$ 55, enquanto os que vieram a negócios foi de US$ 57. Para 44% dos turistas alemães, a prioridade é buscar por destinos de natureza, ecoturismo e aventura. Outros 28% buscam destinos culturais, enquanto 22% vêm atrás de sol e praia. Entre os destinos mais procurados estão São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.