IMEX Frankfurt: Embratur se reúne com operadoras europeias para vender o Brasil como destino a turistas e eventos

No segundo dia da feira, o presidente Silvio Nascimento conversou com representantes do trade europeu para apresentar a estrutura e os atrativos brasileiros para o público do continente

No segundo dia da IMEX Frankfurt, feira voltada para o turismo de negócios e eventos na Alemanha, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) voltou a realizar reuniões e encontros estratégicos visando o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros para o país. Nesta quarta-feira (1/6), o presidente da instituição, Silvio Nascimento, conversou com operadores de turismo e responsáveis por eventos europeus, além de reforçar laços com representantes de Minas Gerais e do Ceará.

Dois dos encontros em Frankfurt foram com a GATI Tours e com a Edelweiss Tours, operadoras de turismo interessadas em oferecer mais pacotes para o Brasil para o público europeu e realizar eventos no país. Para o presidente da GATI Tours, Mo Regnier, a reunião com a Embratur foi fundamental para a empresa ter um melhor entendimento de como funciona o mercado brasileiro.

“Estamos de olho na possibilidade de levar diversos grandes eventos para o Brasil. Além disso, vamos mandar alguém para visitar o país e aprender ainda mais sobre as belezas brasieliras”, destacou Regnier. “Temos uma ótima infraestrutura e oferecemos excelentes oportunidades para grandes eventos, além de sermos um dos melhores destinos no mundo em termos de hospitalidade”, afirmou Silvio Nascimento após a reunião.

Para Larysa Buriachkovska, uma das donas da Edelweiss Tours, o Brasil é um destino que atrai vários perfis diferentes de turistas da Europa por sua diversidade cultural e de destinos. “É um país fascinante para os europeus. Temos muito interesse na cultura brasileira e em seus vários festivais e eventos. É uma localidade intrigante e esperamos conseguir formar grupos de 20, 30 pessoas para visitar”, explicou.

Já em reunião com Conan Jal, diretor da Reed Exhibitions Group, empresa responsável por alguns dos principais eventos do trade turístico, o presidente Silvio Nascimento teve a oportunidade de discutir a participação do Brasil e da Agência em feiras futuras. Segundo ele, o contato prévio com a organizadora é fundamental para assegurar o melhor uso do orçamento da entidade e trazer mais visibilidade para os produtos brasileiros em feiras como a IBTM World, que ocorre entre 29 de novembro e 1º de dezembro, em Barcelona, e a WTM, prevista para ser realizada entre 7 e 9 de novembro, em Londres.

Encontros nacionais

Além de fortalecer laços com importantes representantes do trade internacional, a Embratur também realizou encontros com representantes de Minas Gerais e do Ceará durante a IMEX Frankfurt. O primeiro foi com uma comitiva representando Minas Gerais, formada pelo cônsul adjunto do Brasil na Alemanha, Elter Barbosa, pela representante do centro de referência do queijo artesanal, Sara Rocha, pelo presidente da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula Júnior, pela assessora estratégica do Invest Minas, Bárbara Botega, e pelo vice-presidente da Federação dos Circuitos Turísticos do estado, Felipe Alves.

Na pauta do encontro, a promoção de Minas Gerais em eventos internacionais, principalmente dos produtos mineiros como os premiados queijos artesanais, a cachaça e o vinho terroir. De acordo com a comitiva, o objetivo é fortalecer e apresentar o estado como roteiro turístico para o mundo, valorizando o turismo e a cultura como pilares da retomada econômica local. Minas Gerais tem a cozinha mineira reconhecida pelo Iphan como patrimônio imaterial, além de contar com outros seis patrimônios culturais reconhecidos pela ONU.

O Ceará também esteve representado na IMEX Frankfurt. O secretário de Turismo do estado, Arialdo de Melo, se reuniu com o presidente da Embratur para discutir ações como o aumento da malha aérea, do fluxo de turistas internacionais e a maior participação cearense em feiras e eventos internacionais.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.