Dia Mundial do Meio Ambiente: ecoturismo ganha cada vez mais relevância no turismo

Tendência mundial nas viagens pós-pandemia, Parques Nacionais estão sempre presentes nas campanhas de promoção da Embratur

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com função de alertar sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Diante de um cenário de arrefecimento da pandemia de Covid-19, o tema tem sido cada vez mais relevante no turismo, sobretudo pela tendência do viajante em procurar locais que proporcionem contato com a natureza.

Com o processo de retomada do turismo em ascensão – a entrada de turistas estrangeiros no Brasil entre janeiro e abril deste ano já superou em 60% todo o volume registrado em 2021, com mais de 962 mil visitantes –, o país tem no turismo de natureza um dos grandes diferenciais. Os seis biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal), a Amazônia Azul, além de diversos Parques Nacionais, são alguns dos principais atrativos ao viajante internacional.

“Nosso país tem características que o diferem do resto do mundo. As inúmeras atrações e a natureza exuberante, preservada, com ações que incentivam o turismo responsável, limpo e seguro, chamam muito a atenção. O turismo com o meio ambiente sustentável tem sido cada vez mais relevante no setor”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Uma mostra de que o ecoturismo tem crescido no país é que as 145 unidades de conservação federais, administradas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), contabilizaram 16,7 milhões de visitas em 2021. O número é o maior registrado em pelo menos cinco anos, superando o cenário pré-pandemia de Covid-19. Em 2017, por exemplo, foram registrados 10,7 milhões de visitantes.

Para explorar e divulgar o potencial brasileiro no segmento, os Parques Nacionais estão sempre presentes nas campanhas de promoção da Embratur. Em maio, por exemplo, a Agência esteve no Adventure Elevate 2022, o mais importante evento de turismo de aventura dos Estados Unidos. Os Parques Nacionais brasileiros foram abordados pela Agência durante a conferência anual com líderes e tomadores de decisão que moldam o setor de ecoturismo e turismo de aventura dos EUA.

Outra inciativa que torna o Brasil pioneiro no quesito responsabilidade e atrativo no ponto de vista da sustentabilidade foi a criação do Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro. Na última quinta-feira (2/6), o programa do Ministério do Turismo completou dois anos e já conta com a adesão de 31.339 prestadores de serviços turísticos. A medida estabeleceu protocolos sanitários contra a Covid-19 para atividades da cadeia turística, o que colocou o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo.

Foto: Augusto Miranda/MTur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.