Tendência mundial nas viagens pós-pandemia, Parques Nacionais estão sempre presentes nas campanhas de promoção da Embratur
Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com função de alertar sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Diante de um cenário de arrefecimento da pandemia de Covid-19, o tema tem sido cada vez mais relevante no turismo, sobretudo pela tendência do viajante em procurar locais que proporcionem contato com a natureza.
Com o processo de retomada do turismo em ascensão – a entrada de turistas estrangeiros no Brasil entre janeiro e abril deste ano já superou em 60% todo o volume registrado em 2021, com mais de 962 mil visitantes –, o país tem no turismo de natureza um dos grandes diferenciais. Os seis biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal), a Amazônia Azul, além de diversos Parques Nacionais, são alguns dos principais atrativos ao viajante internacional.
“Nosso país tem características que o diferem do resto do mundo. As inúmeras atrações e a natureza exuberante, preservada, com ações que incentivam o turismo responsável, limpo e seguro, chamam muito a atenção. O turismo com o meio ambiente sustentável tem sido cada vez mais relevante no setor”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
Uma mostra de que o ecoturismo tem crescido no país é que as 145 unidades de conservação federais, administradas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), contabilizaram 16,7 milhões de visitas em 2021. O número é o maior registrado em pelo menos cinco anos, superando o cenário pré-pandemia de Covid-19. Em 2017, por exemplo, foram registrados 10,7 milhões de visitantes.
Para explorar e divulgar o potencial brasileiro no segmento, os Parques Nacionais estão sempre presentes nas campanhas de promoção da Embratur. Em maio, por exemplo, a Agência esteve no Adventure Elevate 2022, o mais importante evento de turismo de aventura dos Estados Unidos. Os Parques Nacionais brasileiros foram abordados pela Agência durante a conferência anual com líderes e tomadores de decisão que moldam o setor de ecoturismo e turismo de aventura dos EUA.
Outra inciativa que torna o Brasil pioneiro no quesito responsabilidade e atrativo no ponto de vista da sustentabilidade foi a criação do Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro. Na última quinta-feira (2/6), o programa do Ministério do Turismo completou dois anos e já conta com a adesão de 31.339 prestadores de serviços turísticos. A medida estabeleceu protocolos sanitários contra a Covid-19 para atividades da cadeia turística, o que colocou o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo.
Foto: Augusto Miranda/MTur