Aviso de pauta: Embratur busca atrair mais eventos de negócios ao Brasil na Fiexpo Latinoamérica

Agência levará 15 coexpositores para a feira na Cidade do Panamá. Objetivo é mostrar diversidade e estrutura brasileiras para o segmento

A Embratur inicia, nesta terça-feira (14/6), uma série de encontros internacionais durante a Fiexpo Latinoamérica, um dos principais eventos voltados à promoção da infraestrutura e da oferta de serviços relacionados ao segmento de negócios, eventos e incentivos (MICE) na América do Sul e Central, Caribe e México. A agenda da Agência no Panamá, que vai até quinta-feira (16/6), envolve reuniões diárias com expositores e compradores internacionais, com objetivo de captar mais eventos do segmento.

Por ser uma feira de caráter itinerante e periódico, a Fiexpo é considerada uma grande oportunidade para avançar na retomada do turismo de negócios e eventos. Ela reúne os principais destinos dos territórios relacionados.

“O segmento MICE foi um dos mais afetados pela pandemia. Com a retomada, é fundamental colocar o trade brasileiro em contato direto com associações e entidades que realizam e organizam eventos. Vamos mostrar a eles toda a diversidade do nosso país e sua estrutura para a realização de congressos e feiras, na expectativa de colocar o Brasil ainda mais no mapa dos eventos internacionais”, afirmou o presidente da Agência, Silvio Nascimento, que estará no Panamá para participar da feira.

A Embratur conta com um estande próprio para promover destinos e oportunidades no Brasil. No espaço serão realizadas capacitações, networking, além de oferecer degustação da gastronomia nacional.

Junto com a Agência na Fiexpo Latinoamérica estarão representantes de 15 coexpositores: dos destinos Iguassu Falls, São Sebastião (SP), Pernambuco e Socorro (SP); dos operadores de turismo Amazon Lord, DIO Viagens, AS Brasil, One Event e GM Group; das entidades São Paulo Convention & Visitors Bureau e Rio CVB; das redes hoteleiras Sheraton São Paulo WTC Hotel e Rede Accor RJ; e da Costa do Sol Destinantion e Expo Center Norte.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.