Aerolíneas Argentinas anuncia retomada da oferta total de voos para o Brasil a partir de julho e mira ampliação de frequências em outubro

Nesta primeira etapa, serão 74 voos semanais ligando destinos argentinos a São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e Brasília

Principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil, a Argentina deverá aumentar o fluxo de visitantes nos próximos meses. A partir de julho, a companhia aérea Aerolíneas Argentinas retomará a mesma oferta de assentos (109 mil) praticada para o Brasil em 2019 e já tem programado para outubro a ampliação da frequência de voos semanais de alguns destinos.

Ao todo, serão 74 voos semanais entre os dois países, com rotas ligando destinos argentinos à sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. Além disso, a companhia aérea também pretende, a partir de outubro, aumentar a frequência dos voos semanais para o Rio de Janeiro (de 14 para 17) e para Salvador (de 2 para 4).

“Os argentinos são fundamentais nesse processo de retomada do volume de turistas estrangeiros que vinham ao Brasil antes da pandemia. Ver a malha aérea se recuperando e retomando os voos que tínhamos é um excelente sinal para o turismo brasileiro”, destacou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Historicamente, o Brasil é o principal destino de turistas argentinos. Em 2019, 1,9 milhão dos 6,3 milhões de visitantes estrangeiros que o Brasil recebeu eram argentinos, o que demonstra a importância desse mercado para o turismo brasileiro. Em janeiro e fevereiro deste ano, o número de reservas de voos e hospedagens entre turistas argentinos voltou basicamente ao mesmo patamar registrado no verão de 2019/2020, após atuação direta da Embratur na promoção dos destinos do Brasil junto aos mercados argentino, chileno, uruguaio e paraguaio.

De acordo com Fabián Lombardo, diretor de Vendas, Planejamento e Gestão de Rotas da Aerolíneas Argentinas, o Brasil será o primeiro destino da companhia a recuperar a oferta total de assentos com relação ao que operava antes da pandemia. “Para a Aerolíneas, o Brasil é o mercado mais importante do exterior. Queremos que os brasileiros nos visitem na próxima alta temporada, assim como os argentinos possam aproveitar as férias no Brasil a partir deste incremento na frequência aos destinos turísticos que a companhia opera”, avaliou Lombardo.

Ponte aérea

Em parceria com a GOL, a Aerolíneas Argentinas também confirmou para agosto a operação de uma ponte aérea com oito voos diretos e diários entre os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e o Aeroparque, em Buenos Aires, com a flexibilidade de alterar de voo no mesmo dia da viagem sem nenhum custo adicional.

Foto: Divulgação/Aerolíneas Argentinas

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.