Embratur leva jornalistas e influenciadores digitais norte-americanos ao Pantanal

Press trips fazem parte da estratégia da Agência para promoção internacional do Brasil e fortalecimento do setor turístico no país

Jornalistas e influenciadores digitais dos Estados Unidos chegam nesta segunda-feira (27) ao Brasil para conhecer paisagens, culinária e roteiros incríveis do Mato Grosso do Sul. A experiência faz parte de mais uma press trip promovida pela Embratur, que terá como temática o turismo de Natureza. A programação começará pela capital Campo Grande, passando pelo Pantanal e terminando em Bonito, no dia 4 de julho.

O roteiro, elaborado em parceria com a Fundtur-MS, envolve diversos passeios pantaneiros, visita ao Bioparque Pantanal, mergulho na Cachoeira da Boca da Onça, descida no Abismo Anhumas, tour pela Gruta do Lago Azul, flutuação no Rio da Prata, contemplação da fauna e flora da região, entre outros.

O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, ressalta a relevância das press trips como iniciativa importante na promoção internacional do Brasil. “A interação gerada pelos profissionais convidados contribui para a disseminação de conteúdo informativo de qualidade no exterior sobre os principais e mais diversos destinos brasileiros, o que fortalece a indústria do turismo no nosso país”, afirma.

Os destinos de natureza estão entre as principais motivações dos americanos em viagens ao Brasil. Em 2019, último ano antes das restrições impostas pela pandemia, cerca de 33% do total dos viajantes (cerca de 200 mil) vieram aos destinos brasileiros para explorar este segmento, de acordo com os dados do Ministério do Turismo.

Ainda conforme informações do MTur, em 2019, 39% dos americanos que visitaram o Brasil utilizaram a internet como principal fonte de pesquisa e 82% não utilizaram agências de viagens, o que comprova a importância dessa relação constante e estreita da Embratur com a imprensa internacional para a produção de conteúdo para as mídias digitais na atração do turista estrangeiro.

Press trips

A experiência no Mato Grosso do Sul com jornalistas e influenciadores estrangeiros promovida pela Embratur e pelo Sebrae segue um cronograma de press trips planejadas para o primeiro semestre de 2022. Em maio, profissionais da Espanha conheceram, ao longo de oito dias, a Rota das Emoções, no Nordeste. No mesmo período, chilenos e paraguaios estiveram em Pernambuco, onde passaram pelo Vale do São Francisco, Porto de Galinhas e Carneiros, todos em Pernambuco. O foco da ação foi o Enoturismo e atrativos de Sol e Praia. Mais recentemente, em junho, jornalistas e influenciadores digitais de Dubai exploraram o turismo de luxo no Rio de Janeiro.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.