Brasil reforça a promoção dos patrimônios históricos no exterior

Acordo de cooperação técnica firmado pelas instituições nesta quarta-feira reforça o protagonismo do turismo cultural do país

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram, nesta quarta-feira (29), um acordo de cooperação técnica para promover e difundir internacionalmente os Patrimônios Históricos do Brasil. O prazo de vigência do acordo será de 36 meses, a partir da assinatura, podendo ser prorrogado, desde que haja celebração de aditivo, limitado a 60 meses.

Na prática, a parceria envolve ações de promoção dos 16 sítios culturais do Patrimônio Mundial no Brasil – localizados em 9 estados e no Distrito Federal –, assim como dos 52 bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, com destaque para os 6 incluídos na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (veja lista completa abaixo).

O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, destaca que o turismo é cada vez mais reconhecido como força que favorece a conservação do patrimônio natural e cultural e, portanto, a parceria é essencial para alavancar a divulgação do Brasil. “A Embratur sempre fez questão de divulgar os patrimônios históricos do Brasil e agora, com o apoio do Iphan, isso vai ser potencializado. Todo o mundo vai conhecer as nossas belezas naturais e também os nossos patrimônios cultuais e históricos que o Brasil tanto tem e são tão bonitos”, afirmou.

Estão previstas ações como a criação da identidade visual do roteiro do Turismo Cultural dos Sítios Patrimônios Mundiais brasileiros, disponibilização de banco de imagens sobre os sítios culturais, realização de iniciativas voltadas à promoção e apoio à comercialização dos destinos, projetos de acessibilidade física com orientação técnica e fomento para implantação nos sítios, entre outras.

Os 16 sítios culturais do Patrimônio Mundial no Brasil:
1. Cidade Histórica de Ouro Preto (MG);
2. Centro Histórico da Cidade de Olinda (PE);
3. Missões Jesuíticas dos Guaranis: San Ignacio Mini, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa Maria Mayor (Argentina), Ruínas de São Miguel das Missões (Brasil/RS);
4. Centro Histórico de Salvador de Bahia (BA);
5. Santuário do Bom Jesus de Congonhas (MG);
6. Brasília (DF);
7. Parque Nacional Serra da Capivara (PI);
8. Centro Histórico de São Luís (MA);
9. Centro Histórico da Cidade de Diamantina (MG);
10. Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO);
11. Praça São Francisco na Cidade de São Cristóvão (SE);
12. Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar;
13. Conjunto Moderno da Pampulha (MG);
14. Sítio Arqueológico Cais do Valongo (RJ);
15. Sítio Misto – Paraty e Ilha Grande: cultura e biodiversidade (RJ);
16. Sítio Roberto Burle Marx: paisagem cultural (RJ).

Os 6 Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade:
1. Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajápi;
2. Círio de Nossa Senhora de Nazaré;
3. Complexo Cultural do Bumba-meu-Boi do Maranhão;
4. Frevo;
5. Roda de Capoeira;
6. Samba de Roda do Recôncavo Baiano.

Os 52 bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil:
Celebrações:
1. Banho de São João de Corumbá e Ladário (MS);
2. Bembé do Mercado;
3. Círio de Nossa Senhora de Nazaré;
4. Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins;
5. Complexo Cultural do Bumba-meu-Boi do Maranhão;
6. Festa de Sant’Ana de Caicó (RN);
7. Festa do Divino Espírito Santo da Cidade de Paraty (RJ);
8. Festa do Divino Espirito Santo de Pirenópolis (GO);
9. Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha (CE);
10. Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim;
11. Festividades do Glorioso São Sebastião na região do Marajó;
12. Procissão do Senhor dos Passos de Florianópolis;
13. Ritual Yaokwa do povo indígena Enawenê Nawê;
14. Romaria dos Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade.

Formas de Expressão:
1. Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajápi;
2. Caboclinho;
3. Carimbó;
4. Cavalo-Marinho;
5. Cirando do Nordeste;
6. Fandango Caiçara;
7. Frevo;
8. Jongo no Sudeste;
9. Literatura de Cordel;
10. Marabaixo;
11. Maracatu Baque Solto;
12. Maracatu Nação;
13. Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: partido alto, samba de terreiro e samba-enredo;
14. Matrizes Tradicionais do Forró;
15. Repente;
16. Ritxòkò: Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá;
17. Roda de Capoeira;
18. Samba de Roda do Recôncavo Baiano;
19. Tambor de Crioula do Maranhão;
20. Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco;
21. Toque dos Sinos em Minas Gerais.

Lugares:
1. Cachoeira de Iauaretê – Lugar Sagrado dos povos indígenas dos Rios Uaupés e Papuri;
2. Feira de Campina Grande;
3. Feira de Caruaru;
4. Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani.

Saberes:
1. Modo de fazer Renda Irlandesa tendo como referência este Oficio em Divina Pastora (SE);
2. Modo de fazer Viola-de-Cocho;
3. Modos de Fazer Cuias do Baixo Amazonas;
4. Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal;
5. Oficio das Baianas de Acarajé;
6. Oficio das Paneleiras de Goiabeiras;
7. Oficio de Sineiro;
8. Oficio dos Mestres de Capoeira;
9. Produção Tradicional e práticas socioculturais associadas a Cajuína no Piauí;
10. Saberes e Práticas Associados ao modo de fazer Bonecas Karajá;
11. Sistema agrícola de comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira;
12. Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro (AM);
13. Tradições Doceiras na Região de Pelotas e Antiga Pelotas: Morro Redondo, Ituruçu, Capão do Leão e Arroio do Padre.

Foto: Ouro Preto (MG) – Erasmo Salomão/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.