Evento realizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, contou com a presença de políticos e líderes empresariais do Brasil e de 22 países árabes
A Embratur participou, nesta segunda-feira (4), da 4ª edição do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes. Realizado em São Paulo sob o tema Legado e Inovação, o evento contou com a presença dos principais líderes empresariais e políticos do Brasil e de 22 países árabes representados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o que permitiu a interação entre diferentes públicos e a criação de oportunidades de negócios.
Presencialmente no evento, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, usou a palavra para reforçar a missão da Agência de promover produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, fomentando assim o desenvolvimento econômico e social do país. Diante desse objetivo, destacou às autoridades árabes que o Brasil é um país de dimensões continentais com seis biomas a serem explorados pelo turista e que dispõe da maior diversidade de recursos naturais do mundo, conforme o relatório do Fórum Econômico Mundial (2017).
“O Brasil está entre os principais países emissores de viajantes para Dubai e, da mesma forma, queremos que o nosso país seja um destino cada vez mais comum ao povo árabe”, discursou Nascimento, durante o fórum. “Sabemos da importância do mercado árabe para economia brasileira e, por isso, temos trabalhado sistematicamente para atrair cada vez mais visitantes da região para o Brasil”, reforçou o presidente. Também representaram a Embratur no evento a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira, e a gerente de Geração de Receitas, Claudine Bichara.
Por considerar os países árabes mercados estratégicos e com potencial para crescimento do turismo internacional do Brasil, a Embratur tem intensificado suas ações nos Emirados Árabes. Além da participação na Expo Dubai 2020 (realizada em 2021 em virtude da pandemia), a Agência cumpriu uma série de agendas em Dubai, no início do maio de 2022. A programação recente contou com visita à feira Arabian Travel Market, reuniões com operadores líderes do setor e negociações para a viabilização de acordos de cooperação.
“Estamos buscando alinhar ações conjuntas para potencializar a marca Brasil e, além disso, temos interesse de instalar escritório da Agência em Dubai”, explicou Nascimento. Nas últimas semanas, a Embratur também promoveu uma press trip com jornalistas e influenciadores digitais árabes para conhecerem belezas do Brasil, no Amazonas e no Rio de Janeiro.
Ao destacar que houve um aumento em relação à conectividade do Brasil com o mundo árabe, Nascimento indicou que, desde maio de 2022, os voos a partir do Catar e dos Emirados Árabes tiveram um acréscimo de 40% – passando de 66 para 93. Além disso, as operadoras Royal Air Maroc (RAM) e Egypt Air sinalizaram, ainda para este ano, ofertas de voos para o Brasil a partir do Marrocos e do Egito.
O Fórum
A 4ª edição do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes foi realizada de forma híbrida (presencial e on-line) e permitiu atividades de networking, com interação entre diferentes públicos e a criação de oportunidades de negócios.
Organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em parceria com a União das Câmaras Árabes e apoio da Liga dos Estados Árabes, o evento teve como tema Legado e Inovação, com palestras e rodada de debates sobre o futuro dos negócios entre Brasil e Emirados Árabes, que jogaram luz sobre possíveis tomadas de decisões das empresas e do poder político sobre investimentos e integração comercial nos próximos anos.
Foto: O presidente Silvio Nascimento e a diretora de Marketing, Karisa Nogueira, durante o evento em São Paulo. Crédito: Divulgação