Embratur e MTur discutem projetos para ampliar a promoção dos destinos brasileiros

Ministério detalha ações em andamento para equipe técnica da Agência

A Embratur e o Ministério do Turismo realizaram reunião de aproximação nesta quinta-feira (14/7), no auditório da Agência, em Brasília. No encontro, a Diretoria de Inteligência Mercadológica e Competitiva do MTur fez uma apresentação de ações e projetos em andamento na pasta para a equipe técnica da Embratur. O objetivo foi aproximar as duas instituições que trabalham juntas na promoção do país e seus atrativos.

Entre os projetos apresentados estavam a Rede Brasileira de Cidades Criativas, o Turismo Gastronômico e Rural, os Destinos Turísticos Inteligentes, o Caminho dos Jesuítas, os Geoparques do Brasil e o Inova Turismo.

“Esta foi apenas a primeira de uma série de reuniões que esperamos realizar com a equipe do ministério. Essa aproximação é fundamental para que possamos juntar forças e unificar o discurso na hora de divulgar o que o Brasil tem a oferecer em termos de turismo para os estrangeiros”, avaliou a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, que participou do encontro ao lado do gerente de Propaganda, Publicidade e Marketing Digital, André Reis.

Cidades Criativas

Entre os projetos apresentados pelo ministério, a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas foi um dos destaques. Atualmente, o país conta com 12 cidades reconhecidas pela Unesco como Cidades Criativas. Agora, o MTur trabalha na criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, para inserir ainda mais destinos no projeto.

“Somos um dos países do mundo com mais potencial criativo. O turismo é muito transversal. Quando falamos em trabalhar cidades criativas, falamos em transformar as cidades além do turismo, para que os espaços sejam mais democráticos”, destacou a diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do MTur, Nicole Facuri, lembrando que o Brasil é o terceiro país com mais cidades reconhecidas pela Unesco.

Hoje, as 12 cidades brasileiras listadas na rede internacional são Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa. Paraty, Recife, Salvador e Santos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.