Embratur e MTur discutem projetos para ampliar a promoção dos destinos brasileiros

Ministério detalha ações em andamento para equipe técnica da Agência

A Embratur e o Ministério do Turismo realizaram reunião de aproximação nesta quinta-feira (14/7), no auditório da Agência, em Brasília. No encontro, a Diretoria de Inteligência Mercadológica e Competitiva do MTur fez uma apresentação de ações e projetos em andamento na pasta para a equipe técnica da Embratur. O objetivo foi aproximar as duas instituições que trabalham juntas na promoção do país e seus atrativos.

Entre os projetos apresentados estavam a Rede Brasileira de Cidades Criativas, o Turismo Gastronômico e Rural, os Destinos Turísticos Inteligentes, o Caminho dos Jesuítas, os Geoparques do Brasil e o Inova Turismo.

“Esta foi apenas a primeira de uma série de reuniões que esperamos realizar com a equipe do ministério. Essa aproximação é fundamental para que possamos juntar forças e unificar o discurso na hora de divulgar o que o Brasil tem a oferecer em termos de turismo para os estrangeiros”, avaliou a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, que participou do encontro ao lado do gerente de Propaganda, Publicidade e Marketing Digital, André Reis.

Cidades Criativas

Entre os projetos apresentados pelo ministério, a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas foi um dos destaques. Atualmente, o país conta com 12 cidades reconhecidas pela Unesco como Cidades Criativas. Agora, o MTur trabalha na criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, para inserir ainda mais destinos no projeto.

“Somos um dos países do mundo com mais potencial criativo. O turismo é muito transversal. Quando falamos em trabalhar cidades criativas, falamos em transformar as cidades além do turismo, para que os espaços sejam mais democráticos”, destacou a diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do MTur, Nicole Facuri, lembrando que o Brasil é o terceiro país com mais cidades reconhecidas pela Unesco.

Hoje, as 12 cidades brasileiras listadas na rede internacional são Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa. Paraty, Recife, Salvador e Santos.