Embratur leva workshop “Uma Viagem Pelo Turismo” a mais três cidades nesta semana

Em parceria com o Sebrae, a ação é voltada a operadores, empresários, entre outros agentes do turismo, para entenderem o comportamento do visitante estrangeiro

A Embratur realiza nesta semana mais uma rodada de workshops com objetivo de qualificar o trade do turismo em relação à promoção internacional dos destinos brasileiros. Nesta segunda-feira (25/07), a iniciativa ocorre em Bonito (MS), amanhã (26/07), é a vez de Vitória (ES) e, na quarta-feira (27), será em Curitiba (PR).

As oficinas, realizadas em parceira com o Sebrae, já passaram por outras sete cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Angra dos Reis (RJ), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC). A expectativa é de que o treinamento chegue a um total de 54 municípios até 2024.

“A intenção dessa iniciativa da Embratur é levar um entendimento do comportamento do público estrangeiro que vem ao Brasil”, afirma o presidente da Agência, Silvio Nascimento. “A partir desse conhecimento, os participantes terão como se destacar, tanto para serem escolhidos pelo turista internacional, quanto para que a experiência seja a melhor possível”, reforça.

Durante os eventos, a Embratur realiza a apresentação “Uma Viagem Pelo Turismo”, por meio da qual os participantes têm acesso a detalhes da experiência do viajante desde a busca pelo destino até o compartilhamento da experiência vivida no local.

O público-alvo das capacitações são representantes de órgãos públicos de turismo, associações, empresários, operadores, agentes, entre outros ligados ao trade do setor.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.