Retomada do turismo: gastos de visitantes internacionais no Brasil ultrapassa US$ 1,2 bilhão em 2022

Resultado alcançado nos três primeiros meses deste ano é 77% superior ao registrado no mesmo período de 2021

O gasto de visitantes estrangeiros no Brasil deu mais um indício de que a retomada do turismo no país vem ganhando cada vez mais força. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, a receita gerada por turistas de outros países de janeiro a março deste ano ficou em US$ 1,23 bilhão. O desempenho foi puxado pelo mês de março, com receita US$ 453 milhões, a maior registrada no período.

A título de comparação, o gasto de turistas internacionais ficou em US$ 693 milhões entre janeiro e março de 2021, e em US$ 1,44 bilhão nos três primeiros meses de 2020. Já em 2019, o resultado foi de US$ 1,8 bilhão.

“Este ano já ultrapassamos a marca de 1 milhão de turistas estrangeiros vindo ao Brasil e o impacto econômico é reflexo da retomada deste fluxo. São receitas que alimentam e sustentam o setor, gerando emprego e renda para quem trabalha e vive do turismo. Por isso, as ações de divulgação internacionais são fundamentais para que tenhamos resultados ainda melhores no futuro”, destaca o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Silvio Nascimento.

Em março de 2019, antes da pandemia de Covid-19, o gasto de estrangeiros com viagens no Brasil foi de US$ 567 milhões, contra US$ 544 milhões no mesmo mês em 2018. Já em 2020, o número ficou em US$ 385 milhões. Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia em 11 de março de 2020.

Foto: Márcio Filho/Mtur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.