Embratur cumpre agenda em Pernambuco

Presidente conhece detalhes de programa que irá incrementar a economia do estado e participa da assinatura da ordem de serviço para o início de obras de infraestrutura turística

Em busca de fomentar o desenvolvimento econômico e social do país por meio do turismo, a Embratur esteve nesta quinta-feira (11/08) em Pernambuco, onde participou de agendas conjuntas com o Ministério do Turismo e a Caixa Econômica Federal.

Nas cidades de Recife e de Jaboatão dos Guararapes, o presidente da Agência, Silvio Nascimento, ao lado do ministro do Turismo, Carlos Brito, conheceu detalhes do pagamento do Auxílio Brasil de parcelas mínimas de R$ 600 a beneficiários do programa.

Neste mês, 1,6 milhão de famílias pernambucanas serão contempladas, o que impactará direta e indiretamente o setor de comércio de Bens, Serviços e Turismo, com a injeção de R$ 979,3 milhões na economia do estado. A expectativa é de que o impacto econômico gerado pelo auxílio, somado a outros recursos de incremento de renda para as famílias cadastradas, permita um acréscimo de movimento do turismo na região.

Em 2019, 111.920 turistas estrangeiros visitaram Pernambuco e a capital, Recife, é o 12º destino brasileiro mais procurado pelos estrangeiros que visitam o país a negócios. Pernambuco tem ainda duas cidades entre as dez mais procuradas em agências de turismo nos últimos dois meses, segundo a Pesquisa de Sondagem Empresarial com Agências e Operadores de Turismo no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo entre os meses de maio e junho de 2022: Ipojuca (8º) e Recife (10º).

Ainda nesta quinta-feira, o ministro do Turismo participou da assinatura da ordem de serviço para o início da licitação das obras de reforma e construção de infraestrutura na orla de Jaboatão dos Guararapes. O contrato junto ao MTur, com um aporte de R$ 718,2 mil liberados pela Caixa, envolve um investimento total de R$ 14,3 milhões e engloba praias nos bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.

*Mulheres no turismo*

Durante as agendas, ao lado do ministro Carlos Brito, Nascimento também acompanhou atendimentos realizados nos espaços “Caixa pra Elas”. Nos locais, o banco público busca acolher, incentivar e dar oportunidades para mulheres de todo o país, disponibilizando orientações sobre prevenção à violência, crédito, educação financeira, empreendedorismo e a formalização de microempreendedoras individuais (MEI), entre outras ações.

Dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) apontam que as mulheres respondem por 54% da força total de trabalho no setor em todo o planeta. E, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), 43% dos microempreendedores individuais no Brasil são do sexo feminino.

*Com informações do MTur

Foto: Roberto Castro/MTur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.