Argentina e Estados Unidos lideram chegadas de voos e hospedagens no Brasil

No 1º semestre, foram mais de 8 mil desembarques no país que partiram de cidades argentinas ou norte-americanas. Em julho, também foram as nacionalidades que mais fizeram reservas em destinos brasileiros

O ano de 2022 tem marcado a retomada do turismo no Brasil e a movimentação da malha aérea internacional do país é um dos principais termômetros que compravam a recuperação do setor. Em ascensão a cada mês, a conectividade brasileira com o mundo opera com mais de 70% da capacidade observada em 2019. Argentina, Estados Unidos e Portugal foram os países com mais voos para o Brasil no primeiro semestre, com 10,8 mil desembarques.

De janeiro a julho, a Argentina enviou 4.250 voos ao Brasil, liderando o ranking de conectividade com o país. Os Estados Unidos aparecem em segundo, com 3.972 voos, seguido por Portugal, com 2.661 (veja lista do Top-10 abaixo).

Somente em julho, 700 voos deixaram a Argentina e pousaram no Brasil. No mesmo mês, 549 voos que chegaram ao país tiveram os Estados Unidos como local de origem. A liderança dos países no ranking de conectividade também se repete quando o assunto é reservas em destinos brasileiros.

Em busca de entender o comportamento dos viajantes de fora do Brasil, a Booking.com – empresa de e-commerce de viagens – realizou um levantamento de dados que identificou as nacionalidades que mais fizeram reservas em destinos brasileiros em julho de 2022. Argentina, Estados Unidos, França, Uruguai e Alemanha compõem o Top 5.

Já os cinco destinos brasileiros mais reservados por turistas estrangeiros na plataforma durante o mês de julho de 2022 foram: 1) Rio de Janeiro (RJ), 2) São Paulo (SP), 3) Foz do Iguaçu (PR), 4) Salvador (BA) e 5) Fortaleza (CE).

A pesquisa Previsões de Viagem para 2022 foi encomendada pela Booking.com e realizada com viajantes que planejam viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.055 pessoas em 31 países e territórios participaram da pesquisa. As pessoas entrevistadas responderam a uma pesquisa on-line em agosto de 2021.

De acordo com o presidente da Embratur (Agência Brasileira Promoção Internacional do Turismo), Silvio Nascimento, o crescimento contínuo da entrada de estrangeiros, no Brasil demonstra assertividade das ações da Agência.

“A Embratur tem trabalhado com afinco para fortalecer a divulgação dos destinos brasileiros no exterior. Dentro dessa estratégia, atuamos fortemente em mercados estratégicos, como é o caso da Argentina e dos Estados Unidos”, recorda Nascimento.

Somente no primeiro semestre, a Embratur promoveu três campanhas publicitárias voltadas. Duas ocorreram nos Estados Unidos: “Brazil is visa-free. Come visit!”, veiculada entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, e “Visit Brasil. A WOW Experience”, entre maio e junho de 2022. Na América do Sul, a campanha ostentou a temática “¡Uno, dos, tres, Brasil!”, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, e foi veiculada na Argentina, no Chile, no Uruguai e no Paraguai.

Top-10 de voos para o Brasil no primeiro semestre
1) Argentina – 4.250 voos
2) Estados Unidos – 3.972 voos
3) Portugal – 2.661 voos
4) Panamá – 1.892 voos
5) Chile – 1.496 voos
6) Colômbia – 1.001 voos
7) Uruguai – 986 voos
8) México – 908 voos
9) Espanha – 840 voos
10) França – 804 voos

Nacionalidades que mais fizeram reservas em destinos brasileiros em julho de 2022
1) Argentinos
2) Norte-americanos
3) Franceses
4) Uruguaios
5) Alemães
*Levantamento Booking.com

Destinos no Brasil mais reservados em julho por viajantes estrangeiros na Booking.com
1) Rio de Janeiro (RJ)
2) São Paulo (SP)
3) Foz do Iguaçu (PR)
4) Salvador (BA)
5) Fortaleza (CE)
*Levantamento Booking.com

Foto: Caio Vilela/MTur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.