Embratur se reúne com trade turístico do Rio de Janeiro e alinha estratégias de promoção no exterior

Agência debateu ações de promoção dos destinos e atrações locais – entre elas o Réveillon – e apresentou um balanço das ações realizadas no primeiro semestre

Com o objetivo de estreitar cada vez mais a relação com os gestores municipais e estaduais, a Embratur se reuniu nesta quinta-feira (18/08) com representantes do trade turístico do Rio de Janeiro. Nos encontros, a Agência debateu ações de promoção dos destinos e atrações locais – entre elas o Réveillon – e apresentou um balanço das ações realizadas no primeiro semestre.

Durante a reunião com o Sindicato dos Meios de Hospedagem e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, ouviu demandas do setor. Entre as solicitações apresentadas estão o apoio à promoção de grandes eventos como o Réveillon. Também foi abordada a importância da concessão do Aeroporto Santos Dumont – o segundo maior do estado – e da municipalização da Floresta da Tijuca, um dos cartões postais mais famosos do Rio.

“A aproximação com o trade local é muito importante para debatermos as melhores estratégias de promoção do turismo nacional com quem faz a gestão dos nossos destinos na ponta”, afirmou Nascimento. “Eles têm informações valiosas e importantes para a tomada de decisão da Agência”, completou.

Presente ao encontro, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, apresentou um balanço sobre as ações da Embratur no primeiro semestre. Ela ressaltou a realização das três campanhas publicitárias veiculadas em países estratégicos para divulgar destinos nacionais, citou a presença da Agência em seis grandes feiras internacionais e também citou a organização de cinco press trips com jornalistas estrangeiros. O assessor da Presidência, Rafael Luisi, também participou da agenda.

O vice-presidente da Hotéis Rio (Sindicato de Hotéis do Rio), José Domingo Bouzon, afirmou que reuniões como essas contribuem para o aprimoramento dos modelos de divulgação dos destinos. “Essa aproximação com a Embratur foi muito proveitosa. É importante ouvir as nossas necessidades, trocar informações. O nosso objetivo é que o Brasil seja divulgado da melhor forma possível, mostrando nossas belezas e o nosso grande diferencial, que é ter uma diversidade única no mundo”.

Ainda no Rio e ao lado de operadores de turismo locais, Nascimento fez uma visita técnica ao Bondinho do Morro da Urca. Logo depois, deu uma palestra, na qual esclareceu a atuação da Embratur e de que forma implementa as ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior.

Presente ao evento, o operador de turismo Francisco Havas reforçou a importância do contato direto e frequente entre os agentes do setor “Tenho certeza que vamos somar esforços para ter maior produtividade. É fundamental que tenhamos mais encontros como esses”, afirmou.

A diretora executiva do Rio Convention & Bureau, Roberta Werner, avalia que as ações da Embratur estão alinhadas com o trabalho de divulgação local. “Trabalhar junto com a Embratur tem sido gratificante, porque, de fato, conseguimos reconhecer que a iniciativa de divulgação e promoção do destino Rio de Janeiro está muito relacionada ao que a Embratur faz. É isso que vai fazer, de fato, a gente colocar o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, na prateleira e ser comunicado para o Brasil todo e para o mundo”.

Programação

A agenda no Rio de Janeiro continua nesta sexta-feira (19/08). Está prevista, além de novas reuniões com o trade local, uma visita técnica ao Museu do Amanhã, na Praça Mauá, na região central da cidade. 

Foto: Vagner Vargas/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.