Embratur se reúne com trade turístico do Rio de Janeiro e alinha estratégias de promoção no exterior

Agência debateu ações de promoção dos destinos e atrações locais – entre elas o Réveillon – e apresentou um balanço das ações realizadas no primeiro semestre

Com o objetivo de estreitar cada vez mais a relação com os gestores municipais e estaduais, a Embratur se reuniu nesta quinta-feira (18/08) com representantes do trade turístico do Rio de Janeiro. Nos encontros, a Agência debateu ações de promoção dos destinos e atrações locais – entre elas o Réveillon – e apresentou um balanço das ações realizadas no primeiro semestre.

Durante a reunião com o Sindicato dos Meios de Hospedagem e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, ouviu demandas do setor. Entre as solicitações apresentadas estão o apoio à promoção de grandes eventos como o Réveillon. Também foi abordada a importância da concessão do Aeroporto Santos Dumont – o segundo maior do estado – e da municipalização da Floresta da Tijuca, um dos cartões postais mais famosos do Rio.

“A aproximação com o trade local é muito importante para debatermos as melhores estratégias de promoção do turismo nacional com quem faz a gestão dos nossos destinos na ponta”, afirmou Nascimento. “Eles têm informações valiosas e importantes para a tomada de decisão da Agência”, completou.

Presente ao encontro, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, apresentou um balanço sobre as ações da Embratur no primeiro semestre. Ela ressaltou a realização das três campanhas publicitárias veiculadas em países estratégicos para divulgar destinos nacionais, citou a presença da Agência em seis grandes feiras internacionais e também citou a organização de cinco press trips com jornalistas estrangeiros. O assessor da Presidência, Rafael Luisi, também participou da agenda.

O vice-presidente da Hotéis Rio (Sindicato de Hotéis do Rio), José Domingo Bouzon, afirmou que reuniões como essas contribuem para o aprimoramento dos modelos de divulgação dos destinos. “Essa aproximação com a Embratur foi muito proveitosa. É importante ouvir as nossas necessidades, trocar informações. O nosso objetivo é que o Brasil seja divulgado da melhor forma possível, mostrando nossas belezas e o nosso grande diferencial, que é ter uma diversidade única no mundo”.

Ainda no Rio e ao lado de operadores de turismo locais, Nascimento fez uma visita técnica ao Bondinho do Morro da Urca. Logo depois, deu uma palestra, na qual esclareceu a atuação da Embratur e de que forma implementa as ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior.

Presente ao evento, o operador de turismo Francisco Havas reforçou a importância do contato direto e frequente entre os agentes do setor “Tenho certeza que vamos somar esforços para ter maior produtividade. É fundamental que tenhamos mais encontros como esses”, afirmou.

A diretora executiva do Rio Convention & Bureau, Roberta Werner, avalia que as ações da Embratur estão alinhadas com o trabalho de divulgação local. “Trabalhar junto com a Embratur tem sido gratificante, porque, de fato, conseguimos reconhecer que a iniciativa de divulgação e promoção do destino Rio de Janeiro está muito relacionada ao que a Embratur faz. É isso que vai fazer, de fato, a gente colocar o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, na prateleira e ser comunicado para o Brasil todo e para o mundo”.

Programação

A agenda no Rio de Janeiro continua nesta sexta-feira (19/08). Está prevista, além de novas reuniões com o trade local, uma visita técnica ao Museu do Amanhã, na Praça Mauá, na região central da cidade. 

Foto: Vagner Vargas/Embratur