Turismo irá crescer quase o dobro da economia na América Latina, prevê WTTC

Relatório sobre o impacto econômico e de emprego de viagens e turismo aponta crescimento de 4% para os próximos dez anos

O relatório anual do World Travel & Tourism Council (WTTC) sobre o impacto econômico e de emprego de viagens e turismo apresenta um cenário positivo para o setor na América Latina. De acordo com o levantamento, a tendência de crescimento do turismo latino-americano é de 4% para os próximos dez anos, quase o dobro do previsto para a economia da região no mesmo período, estimada em 2,3%.

O prognóstico confirma o panorama de retomada do setor após ser um dos mais afetados durante a pandemia de Covid-19. Em 2021, houve acréscimo de 26,5% na participação do segmento de viagens e turismo no PIB da América Latina (US$ 213 bilhões) em relação a 2020, representando 6,1% do PIB da região.

O turismo do Brasil tem acompanhado o movimento de alta pelo mundo e registrou faturamento de R$ 94 bilhões no primeiro semestre de 2022 – crescimento de 33,5% em relação ao mesmo período de 2021. Os dados são do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base no levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A recuperação do setor tem sido consistente e a Embratur está atenta e ativa nesse movimento. Assim como fizemos no primeiro semestre, vamos intensificar as iniciativas para promover o Brasil no exterior com campanhas, press trips, roadshows, participação em feiras internacionais, entre outras ações”, afirma o presidente da Agência, Silvio Nascimento.

A pesquisa anual do WTTC também aponta uma perda global de quase US$ 4,9 trilhões em 2020 (queda de -50,4%) de viagens e turismo, cenário abrandado pelo acréscimo de US$ 1 trilhão (+21,7%) em 2021. Em 2019, o setor contribuiu com 10,3% para o PIB global, cota que diminuiu para 5,3% em 2020 devido às restrições e, em 2021, aumentou para 6,1%.

Outro dado positivo no relatório do WTTC está ligado ao gasto do visitante internacional. Após uma queda de 69,7% em 2020, os números aumentaram 3,8% em 2021. O WTTC produz relatórios anuais sobre o impacto econômico e de emprego de viagens e turismo para 185 países/economias e 25 regiões geográficas ou econômicas do mundo.

Foto: Jade Queiroz/MTur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.