Embratur e Fornatur discutem campanha de verão para o Nordeste brasileiro

Durante a reunião foram alinhadas estratégias de promoção internacional com as ações desenvolvidas pelos estados

A Embratur e representantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) se reuniram nesta terça-feira (30/08), na sede da Agência, em Brasília. A pauta principal do encontro foram ações que visam aquecer a movimentação de estrangeiros na região Nordeste durante o verão 2022/2023.

Além do trabalho de promoção realizado pela Embratur em grandes feiras internacionais, campanhas publicitárias, entre outros mecanismos de atração para os destinos brasileiros, a Agência e a Fornatur debateram a possibilidade de promover uma campanha com investimento em conjunto com os nove estados da região focada neste período.

“O nosso Nordeste é de belezas incomparáveis, atrai turistas do mundo todo e está sempre presente nas diversas ações da Embratur”, afirmou o presidente da Agência, Silvio Nascimento. Ele reforçou que as iniciativas de promoção do Brasil no exterior estão provocando impacto positivo. “Em apenas seis meses, mais do que dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021, superando 1,2 milhão de visitantes internacionais em junho”.

No encontro, também foi abordado o momento de ascensão da malha aérea internacional, com o retorno dos voos diretos para a região Nordeste. Em julho de 2022, a conectividade do Brasil com o mundo operou novamente acima dos 70% dos números atingidos em 2019, com 3.751 voos registrados.

Além da discussão sobre uma campanha específica para o verão no Nordeste e o crescimento da malha aérea, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, e a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira, apresentaram um balanço das ações desenvolvidas pela Agência ao longo do ano. Somente no 1º semestre, as iniciativas incrementaram R$ 48,5 milhões em viagens ao Brasil e geraram R$ 16,5 milhões em expectativa de negócios.

Ainda na reunião, os representantes da Fornatur entregaram à Embratur uma carta com as principais reivindicações do setor. Participaram do encontro vice-presidente do Fornatur e presidente da Emprotur/RN, Bruno Reis; a vice-presidente do Fornatur da Região Nordeste e presidente da PBTur, Ruth Avelino; o secretário de Turismo do Piauí/PI, Marcelo Costa; a superintendente de Turismo do Piauí/PI, Carina Câmara; a secretária de Turismo de Alagoas/AL, Caroline Balbino; a secretária executiva de Turismo do Ceará/CE, Denise Sá Vieira; o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia/BA, João Paolilo; a secretária de Turismo de Pernambuco/PE, Milú Megale; e o coordenador de desenvolvimento de Programas e Captação de Negócios Turísticos da Secretaria de Turismo de Sergipe/SE, Caio Lucas Medeiros.

Fotos: Renato Vaz Brito/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.