Palestra

Ações de sucesso na Disney são compartilhadas com o trade turístico do Brasil em evento da Embratur

Evento realizado em parceria com Fornatur e Anseditur fez parte das celebrações ao Dia Mundial do Turismo
Renato Vaz Brito/Embratur
Evento com o trade foi realizado em homenagem ao Dia Mundial do Turismo

Usar as experiências de sucesso da Walt Disney World a serviço do turismo no Brasil. Com esse objetivo, a Embratur, o Fornatur e a Anseditur promoveram, nesta terça-feira (27/09), o evento “Bagagem para o Trade”. A ação fez parte das celebrações ao Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro desde 1980 e contou com mais de 500 participantes, entre representantes de órgãos públicos de turismo, associações, empresários, operadores, agentes, estudantes e outros profissionais do setor.

A programação contou com apresentações de profissionais que ajudaram a transformar o Magic Kingdom no parque mais visitado do mundo. O ex-vice-presidente da atração, Dan Cockerell, e a ex-facilitadora do Instituto Disney, Valerie Cockerell, apresentaram sua experiência em uma primeira palestra, que foi seguida da participação da Turismóloga e CEO da Aloha of America e On Stage Academy, Annie Marie Bittencourt.

Antes das palestras dos convidados, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, fez um discurso de abertura do evento. Ele destacou o momento de retomada do setor mundialmente e ressaltou os esforços da Agência para divulgar o Brasil internacionalmente.

“Para a Embratur é uma honra e satisfação celebrar o Dia Mundial do Turismo com vocês, atores estratégicos na condução desta atividade tão importante para o desenvolvimento estrutural do Brasil. Nosso objetivo é inspirá-los e discutir ideias que possam fortalecer ainda mais uma marca também mundialmente conhecida e que desperta grande curiosidade: o Brasil”, disse.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, também qualificou o evento como uma oportunidade única de compartilhar experiências e enriquecer o turismo no país. “Costumo dizer que trabalho com o melhor produto do mundo, o Brasil. E embora tenhamos toda a riqueza, diversidade e potencial turístico, sabemos que o intercâmbio de informações com cases de sucesso como o da Disney nos ajudam a elevar o turismo nacional para outro patamar”, disse o ministro, por meio de vídeo, gravado direto da Amazônia.

Dan Cockerell compartilhou com os participantes os quatro pilares usados pela Disney para atingir o objetivo final, que é cativar o turista a ponto de programar seu retorno ao destino. “Precisamos pensar em resultados sustentáveis: as pessoas devem voltar ao seu local de origem e falar de forma positiva das experiências que tiveram conosco”, iniciou Dan. “É preciso entregar uma experiência de excelência. Na Disney, pensamos em quatro passos: o primeiro é a segurança. Isso é inegociável. Todas as ações que temos na Disney são baseadas na segurança. O segundo é gentileza, o terceiro é o show, quando você é transportado ao mundo mágico. E o último elemento é a eficiência, porque as pessoas querem ser cuidadas, gostam de se sentir acolhidas”.

Valerie Cockerell, que atuou por 16 anos no Instituto Disney, reforçou que o sucesso de uma atração depende de ações simples, mas é preciso regularidade e profissionalismo. “Não podemos confundir simples com fácil. Você tem que dar atenção aos detalhes. Tratar o gesto mais simples e a operação mais complicada com a mesma dedicação”.

A brasileira Annie Marie Bittencourt, CEO da Aloha of America e da On Stage Academy, empresas que atuam no mercado turístico norte-americano, contou que as premissas usadas na Disney são replicadas em seus negócios. Ela participou de programas de formação do Instituto Disney e hoje aplica essas referências. “Fazer com que todos se sintam parte do elenco mostra como a Disney pensa. Não somos funcionários, membros ou outra coisa. Nós somos parte do elenco. Quando nos sentimos seguros, oferecemos segurança. Trate como gostaria de ser tratado. Seja organizado e proativo. Divirta-se e deixe as pessoas verem como você está se divertindo”, comentou.

No encerramento do evento, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, enumerou alguns resultados das ações da Agência em 2022. “Hoje, sim, podemos comemorar o Dia Mundial do Turismo depois de dois anos tão difíceis para o nosso setor. Já recebemos mais de 1,6 milhão de turistas estrangeiros em 2022 e vamos trabalhar muito para ampliar esse número”, afirmou. Ela relembrou as campanhas publicitárias feitas pela Embratur em mercados estratégicos, como Estados Unidos e América Latina, além de press trips, roadshows e outras iniciativas.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.