A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e seus 28 coexpositores nacionais começam, neste sábado (1º/10), a reforçar a promoção dos destinos e produtos do Brasil na prateleira do mercado sul-americano. Isso porque a Agência terá estande na Feira Internacional de Turismo da América Latina, que ocorre entre 1º e 4 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.
A FIT América Latina é o evento mais importante do segmento e tem por objetivo fortalecer os negócios turísticos dos participantes. Mais de 100 mil visitantes visitam a feira em busca das melhores opções do setor, sendo que aproximadamente 25 mil são profissionais da indústria do turismo.
Para promover o Brasil da melhor forma possível, a Embratur contará com parceiros ligados a destinos, operadores de turismo, membros de meios de hospedagem, rede hoteleira, além de entidades de captação e promoção de eventos no Brasil e de turismo brasileiro.
“A FIT é um evento consolidado no calendário do turismo internacional e momento privilegiado para que possamos estabelecer contatos comerciais com clientes atuais e potenciais. O destino Brasil encontra-se fortemente consolidado no mercado argentino, mas vamos focar na diversificação da oferta”, adianta o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
“Teremos os segmentos tradicionais, como sol e praia, com serviços de resorts/all inclusive, mas também vamos incentivar os nichos como os de gastronomia, cultura, ecoturismo e aventura, além dos eventos de negócios”, completa a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Karisa Nogueira, que representará o presidente no evento.
Além de contar com o espaço físico do estande para promover o Brasil, a Embratur cumprirá extensa agenda nos quatro dias de evento. Estão programadas reuniões importantes como com o presidente da Asociación Argentina de Operadoras de Viajes y Turismo (AAOVYT), José Gonzalez, com a Embaixada do Brasil na Argentina, com coordenador Comercial Internacional da GOL, Juan Gattar, entre outras. Também compõe o calendário uma série de entrevista para veículos de imprensa local, que contribuem para o aumento do alcance das ações de promoção do Brasil no país vizinho.
A presença robusta da Embratur na FIT América Latina se justifica devido à importância do mercado argentino para o turismo nacional. A Argentina é o principal emissor de turistas para o Brasil há anos. Em 2017, o envio de turistas atingiu o pico de mais de 2,6 milhões de viajantes. Entre 2017 e 2019 o número caiu em esteve próximo a 2,3 milhões de chegadas. Aproximadamente 20% do total de viajantes da Argentina é para o Brasil (2019).
Calendário de feiras
Além da FIT América Latina, a Embratur marcará presença em outras cinco grandes feiras internacionais ainda neste ano: a IMEX América, entre 11 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos; a New York International Travel Show (NYITS), entre 28 e 30 de outubro, em Nova York, nos Estados Unidos; a World Travel Market (WTM), entre 7 e 9 de novembro, em Londres, no Reino Unido; a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), entre 11 e 12 de novembro, em Assunção, no Paraguai; e a IBTM World, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, em Barcelona, na Espanha.
No primeiro semestre de 2022, a Embratur contou com estande próprio em seis eventos: Fitur – Madri, ANATO – Colômbia, BTL – Portugal, BIT – Itália, IMEX – Alemanha e Fiexpo – Panamá. Juntas, as ações somam uma expectativa de negócios da ordem de R$ 16,5 milhões.