Com o objetivo de reforçar a promoção dos destinos brasileiros nos segmentos de natureza e de aventura, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) está presente no principal evento sobre o tema no mundo: a Adventure Travel World Summit (ATWS). Entre os dias 3 e 7 de outubro, em Lugano, na Suíça, após dois anos de adiamentos devido à pandemia de Covid-19, cerca de 50 países das Américas, Europa, Ásia, África e Oceania apresentam suas qualidades para receber turistas interessados neste segmento.
A expectativa da organização é que mais de 750 representantes de organizações, entre operadores, parceiros do setor, agências de marketing de destinos e organizações de gestão, além de imprensa/mídia e conselheiros de viagem estejam presentes.
“A atual edição da ATWS é o momento ideal para que seja possível reforçar contatos anteriores e ampliar a rede de networking que a Embratur possui no segmento, aumentando, assim, o esforço de promoção, divulgação e comercialização do Brasil”, aponta o presidente da Agência, Silvio Nascimento.
Durante a ATWS a Embratur terá um espaço físico no evento e também participará de rodadas de negócios com o trade especializado. Haverá ainda, por parte da Agência, um setor destinado a capacitações do trade internacional com o tema “Natureza para todos”, quando a diversidade da natureza do Brasil terá destaque junto às opções que atendem a todos os tipos de públicos e preferências. Os temas abordados na palestra, ministrada pelo assessor da Gerência de Natureza da Embratur, Alisson Andrade, serão: trilhas, rafting, observação de fauna, cruzeiro fluvial e mergulho.
Relatório do US News & World Report, divulgado em abril deste ano, listou o Brasil como principal destino de aventura do mundo entre 78 nações. Nos quesitos avaliados, de um total de 100 pontos, o país superou a marca de 80 pontos em categorias como clima, cenário e diversão. A posição de destaque confirma o potencial do Brasil no cenário pós-pandemia, impulsionado pelo turismo de natureza, grande diferencial do país no pós-pandemia.
ATWS
A ATWS é realizada pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), que representa mais de 1,3 mil operadores de turismo, agências de promoção, órgãos de governo, agentes de viagens, mídia especializada e agências de marketing em mais de 100 países.
A associação trabalha para o desenvolvimento do ecoturismo e turismo de aventura no mundo e é a entidade representativa do segmento reconhecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.