As belezas do Rio de Janeiro e da Costa Verde do estado – Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty – serão experimentadas por 15 operadores de turismo italianos a partir desta segunda-feira (03/10). Em nova Famtour realizada pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) em parceria com o Sebrae, os destinos e produtos da região serão apresentadas por meio de visitas técnicas e rodadas de negócios entre instituições do turismo local e internacional.
Os 15 operadores de turismo da Itália vão passar sete dias no Brasil visitando cartões postais como Pão de Açúcar e Cristo Redentor, passeando de camionete por cachoeiras e alambiques, conhecendo parques nacionais com direito a trekking pela Mata Atlântica, além do contato constante com a gastronomia e cultura local.
“O Rio de Janeiro é um dos principais destinos comercializados por operadores italianos. Nosso principal objetivo é diversificar essa prateleira e, para isso, vamos apresentar o litoral sul do estado, que oferece um diferencial para aqueles que querem estender a viagem e conhecer mais atrativos além das maravilhas da capital carioca”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
A famtour com os italianos segue até domingo (09/10) tendo como foco principal os segmentos sol e praia e cultura, admirados pelos viajantes da Itália. Entre 2015 e 2018, cerca de 45% dos turistas italianos que vieram ao Brasil à lazer buscaram sol e praia, e 30% preferiram destinos com atrativos culturais. Já em 2019, houve uma inversão nas preferências, com 43% em busca de cultura, e 25% em busca de sol e praia.
A Itália ocupou a 8ª posição no ranking de chegadas internacionais em 2019, o último ano antes das restrições por causa da pandemia de Covid-19. Na comparação com outros países do continente europeu, o mercado ocupou o 3º lugar, ficando atrás de França e Alemanha. Mais de 182 mil italianos estiveram no Brasil em 2019, o que representou um aumento de 3,8% chegadas com relação a 2018.
Primeira e próximas experiências
Baseado no segmento natureza/ecoturismo, a Embratur e o Sebrae já promoveram uma Famtour realizada entre os dias 22 e 27 de setembro. Nela, 15 operadores de viagens de Nova York, Chicago, Miami e Los Angeles conheceram pontos turísticos de Brasília e da Chapada dos Veadeiros, com experiências em cachoeiras, trilhas e exuberantes paisagens.
Outras oito famtours estão programadas para ocorrer até 2024, abrangendo os estados de Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Tocantins, Paraíba, Minas Gerais, além do Distrito Federal.
Ainda em 2022, o estado de Minas Gerais (Cidades Históricas) receberá operadores da França, com foco em cultura e gastronomia; e o Rio Grande do Sul (Aparados da Serra) receberá operadores do Uruguai para a apresentação do segmento de natureza e ecoturismo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.