Press Trip

Comunicadores da Argentina, do Chile e da Colômbia vivenciam experiências de cultura e natureza no Paraná

As Cataratas do Iguaçu e diversos parques naturais preencheram a programação durante sete dias. Próxima ação será em São Paulo, com início no dia 22
Divulgação/Embratur
Os comunicadores sul-americanos puderam ver de perto as famosas Cataratas do Iguaçu

A Embratur segue empenhada em atrair cada vez mais visitantes estrangeiros ao Brasil e, nesta quarta-feira (12/10), encerrou mais uma press trip em parceria com o Sebrae. A ação dedicada à divulgação dos segmentos cultura e natureza contou com a presença de cinco comunicadores da Argentina, do Chile e da Colômbia. Durante sete dias, os jornalistas e influenciadores foram convidados pela Agência para vivenciar experiências no estado do Paraná.

A iniciativa visa aproximar os profissionais de comunicação sul-americanos dos destinos do Brasil. “Ações como essa só fortalecem o turismo e reforçam a imagem positiva do nosso país”, destaca o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Os profissionais produzem conteúdo informativo e ao mesmo tempo promovem o Brasil”, completa.

Durante a programação elaborada em parceria com a Paraná Turismo, os comunicadores sul-americanos puderam ver de perto as famosas Cataratas do Iguaçu, além de diversas ações de contato com natureza. Foram feitas visitas ao Parque Vila Velha, Buraco do Padre, Ilha do Mel, Parque Tanguá, Parque Tingui, entre outras. Além disso, os profissionais conheceram a cervejaria Jardim Botânico, estiveram na Feira do Largo Madeira e frequentaram o Memorial Paranista.

Maria Alejandra López, do jornal colombiano El Tiempo, foi uma das convidadas pela Embratur. De acordo com ela, a experiência foi “enriquecedora”. “Percebi uma diversidade na oferta para visitar turismo de natureza, praias e experiências inigualáveis como as Cataratas. Sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora e creio que seja muito importante que o mundo conheça o que tem o Paraná”, avaliou a jornalista.

Ciente da importância de ações como essa, a Embratur já se prepara para um novo roteiro. No próximo dia 22, será a vez de profissionais de Chile, Argentina e Paraguai serem apresentados aos destinos turísticos de São Paulo e do litoral norte do estado.

Press trips

Somente no primeiro semestre, a Embratur realizou cinco press trips. No fim de junho, a Agência trouxe ao Brasil comunicadores de Portugal para conhecerem os atrativos de Trancoso e Caraíva, na Bahia. Simultaneamente à press trip com portugueses, profissionais norte-americanos conheceram paisagens, a culinária e os roteiros turísticos do Mato Grosso do Sul, com destaque para Pantanal e Bonito. Em meados do mesmo mês, jornalistas e influenciadores digitais de Dubai exploraram o turismo de luxo no Rio de Janeiro.

Já em maio, profissionais da Espanha tiveram experiências na Rota das Emoções, no Nordeste. No mesmo mês, chilenos e paraguaios estiveram em Pernambuco, onde passaram pelo Vale do São Francisco, Porto de Galinhas e Carneiros, todos em Pernambuco.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.