A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) segue sua participação na IMEX America e, na quarta-feira (12/10), realizou reuniões produtivas para alavancar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil. Após tratativas com empresas e associações para captação de eventos e grupos de incentivo ao país, a previsão da Agência é que os novos negócios incrementem a entrada de visitantes do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions) em 16 mil pessoas nos próximos cinco anos. A feira em Las Vegas, nos Estados Unidos, começou na última terça-feira (11/10) e encerra a programação nesta quinta (13/10).
Na quarta-feira (12/10), o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, e a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira, realizaram 13 reuniões individuais e duas em grupos com cerca de 30 compradores de todo o mundo. Essa atuação da Embratur na feira permite uma previsão de geração de receita estimada de R$ 35 milhões nos próximos anos. O cálculo é baseado nos dados da ICCA (International Congress and Convention Association), levando em consideração o gasto médio do turista de negócios e eventos de US$ 417.
“O Brasil oferece muito mais do que praias e paisagens paradisíacas e temos infraestrutura suficiente para receber eventos de pequeno, médio e grande porte em todas as regiões do país,” destaca Nascimento.
Vale ressaltar que, em 2019, último anos antes das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Brasil recebeu quase 1 milhão de viajantes do segmento MICE, sendo São Paulo o principal destino, concentrando 49,2% do total.
Entre os encontros realizados pela Embratur em Las Vegas, destaque para reuniões com a Roxy Robinson, da Roxstar Group (África do Sul), Valeria Shpak, CEO da Edelweiss Tours (Ucrânia), e com Mike Nesbihal, presidente da WorldWide Meetings & Events (Estados Unidos), operadoras de turismo interessadas em oferecer mais pacotes para o Brasil para os seus clientes e realizar eventos no país.
Para Valeria Shpak, a reunião com a Embratur foi fundamental para entender melhor como funciona o mercado brasileiro e conhecer mais opções de destinos que interessariam seus clientes. Já Mike Nesbihal, que trabalha com eventos de tecnologia e farmacêuticos que movimentam cerca de 15 mil participantes em todo o mundo, seus clientes querem um novo destino e o Brasil é o pedido de todos.
Relacionamento com a imprensa
Além de fortalecer laços com importantes representantes do trade internacional, a Embratur também concedeu entrevistas para a imprensa internacional. Com a jornalista Catie Owen, da Conference & Meetings World (CMW), o assunto abordado foi a infraestrutura do Brasil para grandes eventos, cidades chaves e conectividade.
Nascimento citou as três cidades que, atualmente, se destacam no ranking ICCA: São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Além disso, reforçou que o Brasil possui outros destinos com infraestrutura adequada para receber congressos, convenções e eventos internacionais.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.