Cerca de 80 representantes de órgãos públicos, associações, empresários e operadores de turismo de Alagoas participaram do workshop da Embratur sobre inteligência de mercado. Realizado na terça-feira (11/10), em Maceió, o treinamento transmitiu aos presentes dados e tendências customizados para a região, com objetivo de contribuir com o aumento da internacionalização dos destinos e das empresas de turismo locais.
Durante o evento, o assessor executivo da Embratur, Alexandre Nakagawa, destacou regiões do estado como potenciais ativos para promoção internacional. Foram elas: Cânions do São Francisco, Costa dos Corais, Caatinga, Grande Maceió, Lagoas, mares e rios do Sul, Agreste e Quilombo.
Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas, Samuel Silva, a experiência irá contribuir para o planejamento de ações de promoção dos destinos do estado no exterior. “Foi muito produtivo e construtivo para todos nós conhecer quais as ações que a Embratur vem fazendo fora do Brasil no intuito de promover os nossos atrativos”, destacou.
A opinião foi corroborada pelo diretor da agência de viagens Partiu Excursões e guia de turismo, Keyner Alcântara. “O workshop trouxe muitas ideias novas e esclareceu muitas coisas para toda equipe que participou do evento. Sem dúvida, o estado inteiro aproveitou o conteúdo apresentado e vamos colocar tudo em prática para enriquecer o turismo de Alagoas”, avaliou.
De acordo com dados levantados pela Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), 8.626 passagens aéreas foram compradas entre janeiro e agosto de 2022 no exterior para o Brasil, considerando como destino o estado de Alagoas. Desse total, 4.737 foram compradas na Argentina, 1.223 nos Estados Unidos, 422 em Portugal, e 408 no Chile.
Treinamentos pelo Brasil
Em parceria com o Sebrae, a Embratur vai ministrar o workshop “Uma Viagem pelo Turismo” em 54 municípios até 2024. Nos primeiros seis meses de 2022, dez cidades receberam as capacitações. Neste semestre, outros dez municípios serão contemplados pelos cursos realizados por meio dessa cooperação. Desde julho, o treinamento já passou por Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), Morro de São Paulo (BA), Teresina (PI) e Maceió (AL).
Os próximos eventos serão realizados no Maranhão e no Ceará, nos dias 18 e 21, respectivamente. O objetivo é capacitar os profissionais do setor para melhor promover internacionalmente seus destinos e produtos