Com a malha aérea internacional do Brasil praticamente recuperada após a pandemia – atingiu 94,74% da capacidade de 2019 em setembro de 2022 –, a Embratur segue empenhada em facilitar a chegada do visitante estrangeiro ao país. No domingo (16/10) e segunda-feira (17/10), o presidente da Agência, Silvio Nascimento, marcará presença na Routes World 2022, que reunirá a comunidade global de desenvolvimento de rotas.
Trata-se do 27º Fórum Mundial de Desenvolvimento de Rotas que devido à presença dos tomadores de decisão da área tem impacto real nos serviços aéreos do mundo. O evento fornecerá oportunidades com informações exclusivas de CEOs de 187 companhias aéreas, além de gestores de grandes aeroportos e de representantes de órgãos de promoção de diversos países. O objetivo é discutir e negociar sobre as ações que devem ser tomadas para que a malha aérea internacional continue a se recuperar.
Durante os dois dias de programação, a Embratur frequentará painéis de discussão, briefings de companhias aéreas e workshops, além de entrevistas. Haverá ainda uma plataforma exclusiva para líderes da aviação delinearem insights do mercado e fornecerem conselhos de especialistas para estratégia de negócios.
“Garantir novas rotas e o aumento da frequência de voos internacionais ao Brasil tem impacto decisivo para o aumento da entrada de turistas estrangeiros nos nossos destinos. A Embratur não mede esforços para ampliar a conectividade do Brasil e, por isso, participar deste evento é de extrema importância”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. No sábado (15/10), véspera do inicio do evento, Nascimento também terá reunião com diretor comercial da GRU Aiport, João Pita, para alinhar a participação no fórum.
Cenário favorável
No último mês, o número de desembarques internacionais no Brasil chegou a 4.247, o que configura um acréscimo de 6,09% em relação a agosto, o maior registrado até então (4.003). Se comparado ao mês de setembro de 2021, o aumento foi de 123,65% nas conectividades internacionais.
De acordo com a Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, de janeiro a setembro de 2022, 84 novos voos entraram em operação e outras 107 frequências foram adicionadas à relação. Ainda conforme dados da Embratur, até junho de 2023, há previsão de 106 novos voos para o Brasil, além de outras 101 frequências adicionais.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.