Malha aérea

Embratur encerra participação na Routes World 2022 confiante em aumentar a conectividade do Brasil com o mundo

Durante dois dias do fórum em Las Vegas, Agência realizou reuniões com representantes estratégicos e vislumbra novos voos e rotas no futuro próximo

Divulgação/Embratur
Uma das reuniões ocorreu com a Air France, quando foi tratada a ampliação da conectividade aérea e o fluxo de turistas franceses no Brasil

A Embratur concluiu, na segunda-feira (17/10), sua participação no Routes World 2022, o Fórum Mundial de Desenvolvimento de Rotas, que reuniu os principais tomadores de decisão do setor. Durante dois dias em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Agência participou de dezenas de reuniões com companhias aéreas, gestores de grandes aeroportos e representantes de órgãos de promoção de turismo de diversos países.

De acordo com o Presidente da Embratur, Silvio Nascimento, o evento permitiu conversas proveitosas, que devem contribuir para a ampliação da malha aérea internacional do Brasil. “A Agência não mede esforços para ampliar a conectividade do país. Mostramos a esses representantes estratégicos que o Brasil tem investido no turismo e que o potencial de crescimento ainda é enorme”, afirmou. A malha aérea internacional do Brasil está em plena recuperação e, no último mês, praticamente igualou a capacidade que exibia em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19 – chegou a 94,74% da operação.

Conforme estudo da Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, de janeiro a setembro de 2022, 84 novos voos entraram em operação e outras 107 frequências foram adicionadas à relação. Até junho de 2023, há previsão de 106 novos voos para o Brasil, além de outras 101 frequências adicionais.

Nesta segunda, a agenda no fórum começou com uma reunião com o diretor da Guyana Tourism Authority, Kamrul Baksh. Durante o encontro, foram discutidas ações para que Brasil e Guyana possam trabalhar em conjunto para o incremento do turismo em ambos os países.

Na sequência, Nascimento esteve com o vice-presidente da ProColombia, Gilberto Salcedo, que destacou o Brasil como sendo um mercado prioritário para a Colômbia. Salcedo também parabenizou a ação do governo brasileiro de aprovar o término da bitributação entre os países. Por fim, ambos se propuseram a trabalhar em parceria na criação de novas rotas para o aumento do fluxo turístico entre Brasil e Colômbia.

Outra agenda do dia ocorreu com representantes do BH Airport e da companhia aérea Air France. O objetivo é ampliar a conectividade aérea e o fluxo de turistas franceses no Brasil, uma vez que, historicamente, a França é o maior emissor europeu de turistas ao país. O presidente da Embratur se reuniu com Anais Dhaulagiri, representante da companhia aérea Air France, e Clayton Begido, do BH Airport. Os dirigentes discutiram a possibilidade de abertura de novos voos da França com destino a Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG).

Houve ainda encontros com representantes da empresa britânica Virgin Atlantic e da GOL Linhas Aéreas. Ambas as reuniões discutiram a possibilidade de criação de novas rotas para o Brasil.

Mais tratativas

No primeiro dia de agenda na Routes World 2022, Nascimento se reuniu com os diretores comerciais do Rio-Galeão, Patrick Fehring, e do Guarulhos Airport, João Pita, com o diretor comercial do Escritório Nacional Marroquino de Turismo (ONMT), Hatim El Almi, com representes do BH AirPorts, além de executivos da Jetsmart Linhas Aéreas e da Viva Air Colômbia, ambas companhias low coast que atuam na América do Sul, e da TAP Portugal.