Ação com o Sebrae

Embratur traz operadores da França para ampliar oferta de pacotes de viagens ao Brasil

A partir desta terça-feira (18/10), os profissionais europeus farão visitas técnicas a cidades históricas de Minas Gerais, vivenciarão experiências com a gastronomia local e terão rodadas de negócios com o trade local
Pedro Vilela/MTur
Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), está entre os pontos turísticos a serem visitados

Cidades históricas de Minas Gerais e reconhecidas pela qualidade da gastronomia serão os destinos da próxima Famtour realizada pela Embratur. Em parceria com o Sebrae, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo trouxe ao Brasil dez operadores de viagens da França, que irão vivenciar experiências in loco com o objetivo de acumular bagagem para criar novos pacotes e oferecê-los aos franceses com mais riqueza de detalhes. A programação começa nesta terça-feira (18/10) e vai até domingo (23/10).

As viagens de familiarização da Embratur apresentam aos operadores estrangeiros os destinos e produtos brasileiros por meio de visitas técnicas. Além disso, reserva parte da programação para produtivas rodadas de negócios entre instituições do turismo local e os convidados internacionais.

“A França é um importante parceiro comercial do Brasil e tem se mantido em primeiro lugar no ranking das chegadas europeias ao Brasil. Só em 2020, mesmo com o setor impactado pela Covid-19, mais de 70 mil turistas franceses vieram ao país”, destaca o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Estamos prontos para recebê-los novamente e temos excelentes opções para demonstrar em Minas Gerais”, completa.

Em 2019, a corrente de comércio bilateral entre Brasil e França superou US$ 6 bilhões. O país foi o 36º principal cliente do Brasil e o 24º principal fornecedor. Em relação ao número de turistas, no mesmo ano, mais de 257 mil viajantes franceses desembarcaram no Brasil.

Em Minas, os locais escolhidos foram os municípios de Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas. Durante os seis dias, os franceses vão passar por experiências como a visita ao Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, passar o dia em Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Também vão ter contato com a culinária local em diversos restaurantes selecionados, assim como conhecer a arquitetura e história de igrejas e centros históricos.

Outras experiências

A Embratur já realizou outras duas Famtours neste ano. A primeira ocorreu entre os dias 22 e 27 de setembro, baseada no segmento natureza/ecoturismo. Nela, 15 operadores de viagens de Nova York, Chicago, Miami e Los Angeles visitaram pontos turísticos de Brasília e da Chapada dos Veadeiros, com experiências em cachoeiras, trilhas e exuberantes paisagens.

A segunda viagem de familiarização ocorreu entre os dias 3 e 9 de outubro, no Rio de Janeiro e na Costa Verde do estado Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty. Ao todo, 15 operadores de turismo italianos passaram sete dias no Brasil visitando cartões postais como Pão de Açúcar e Cristo Redentor, passeando de camionete por cachoeiras e alambiques, conhecendo parques nacionais com direito a trekking pela Mata Atlântica, além de terem contato constante com a gastronomia e cultura local.

Outras sete famtours estão programadas para ocorrer até 2024, abrangendo os estados de Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Tocantins, Paraíba, Minas Gerais, além do Distrito Federal.

Ainda em 2022, o Rio Grande do Sul (Aparados da Serra) receberá operadores do Uruguai para a apresentação do segmento de natureza e ecoturismo.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.