Ação com o Sebrae

Embratur traz operadores da França para ampliar oferta de pacotes de viagens ao Brasil

A partir desta terça-feira (18/10), os profissionais europeus farão visitas técnicas a cidades históricas de Minas Gerais, vivenciarão experiências com a gastronomia local e terão rodadas de negócios com o trade local
Pedro Vilela/MTur
Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), está entre os pontos turísticos a serem visitados

Cidades históricas de Minas Gerais e reconhecidas pela qualidade da gastronomia serão os destinos da próxima Famtour realizada pela Embratur. Em parceria com o Sebrae, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo trouxe ao Brasil dez operadores de viagens da França, que irão vivenciar experiências in loco com o objetivo de acumular bagagem para criar novos pacotes e oferecê-los aos franceses com mais riqueza de detalhes. A programação começa nesta terça-feira (18/10) e vai até domingo (23/10).

As viagens de familiarização da Embratur apresentam aos operadores estrangeiros os destinos e produtos brasileiros por meio de visitas técnicas. Além disso, reserva parte da programação para produtivas rodadas de negócios entre instituições do turismo local e os convidados internacionais.

“A França é um importante parceiro comercial do Brasil e tem se mantido em primeiro lugar no ranking das chegadas europeias ao Brasil. Só em 2020, mesmo com o setor impactado pela Covid-19, mais de 70 mil turistas franceses vieram ao país”, destaca o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Estamos prontos para recebê-los novamente e temos excelentes opções para demonstrar em Minas Gerais”, completa.

Em 2019, a corrente de comércio bilateral entre Brasil e França superou US$ 6 bilhões. O país foi o 36º principal cliente do Brasil e o 24º principal fornecedor. Em relação ao número de turistas, no mesmo ano, mais de 257 mil viajantes franceses desembarcaram no Brasil.

Em Minas, os locais escolhidos foram os municípios de Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas. Durante os seis dias, os franceses vão passar por experiências como a visita ao Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, passar o dia em Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Também vão ter contato com a culinária local em diversos restaurantes selecionados, assim como conhecer a arquitetura e história de igrejas e centros históricos.

Outras experiências

A Embratur já realizou outras duas Famtours neste ano. A primeira ocorreu entre os dias 22 e 27 de setembro, baseada no segmento natureza/ecoturismo. Nela, 15 operadores de viagens de Nova York, Chicago, Miami e Los Angeles visitaram pontos turísticos de Brasília e da Chapada dos Veadeiros, com experiências em cachoeiras, trilhas e exuberantes paisagens.

A segunda viagem de familiarização ocorreu entre os dias 3 e 9 de outubro, no Rio de Janeiro e na Costa Verde do estado Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty. Ao todo, 15 operadores de turismo italianos passaram sete dias no Brasil visitando cartões postais como Pão de Açúcar e Cristo Redentor, passeando de camionete por cachoeiras e alambiques, conhecendo parques nacionais com direito a trekking pela Mata Atlântica, além de terem contato constante com a gastronomia e cultura local.

Outras sete famtours estão programadas para ocorrer até 2024, abrangendo os estados de Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Tocantins, Paraíba, Minas Gerais, além do Distrito Federal.

Ainda em 2022, o Rio Grande do Sul (Aparados da Serra) receberá operadores do Uruguai para a apresentação do segmento de natureza e ecoturismo.