Luz, câmera, ação

Projeto de captação de imagens das maravilhas do Brasil chega ao Rio e a São Paulo

Objetivo da Embratur e do Sebrae é mostrar em fotos e vídeos os diferenciais do país para o turismo, como a cultura, gastronomia, paisagens e hospitalidade

Divulgação
A Cidade Maravilhosa está no roteiro desta terceira etapa de captação

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. O ditado popular no Brasil tem sido colocado em prática pela Embratur e pelo Sebrae em mais uma ação de promoção do turismo. Desde junho, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo percorre o território nacional em busca das melhores imagens e está iniciando a terceira etapa de captação de imagens das paisagens nacionais e da cultura, gastronomia e hospitalidade do brasileiro.

Nesta quarta-feira (19/10), a equipe de captação da Embratur chega ao estado do Rio de Janeiro. O roteiro contempla a Cidade Maravilhosa, mas também inclui Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Ilha Grande, Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Vassouras, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Após a conclusão do tour pelo Rio, será a vez de destinos de São Paulo, com programação por Ilhabela, Santos, Brotas, Iporanga, Olímpia, Jundiaí e Vinhedo. A terceira etapa da ação termina em 10 de novembro e, até março de 2024, o projeto vai passar por um total 200 de destinos brasileiros.

“O objetivo desta iniciativa é retratar os diferenciais do Brasil para o turismo. Temos vários países dentro de um só e vamos aproveitar esse projeto para criar um banco de imagens que seja capaz de traduzir tudo que temos a oferecer”, explica o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Por onde já passou

A primeira parada do projeto ocorreu na Rota das Emoções, passando pelos estados do Piauí, do Maranhão, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Ao todo, 18 destinos foram visitados e tiveram as imagens captadas. Foram eles: Teresina, Parnaíba, Luís Correia e Barra Grande, no Piauí; São Luís, Santo Amaro, Atins, Barreirinhas e Tutóia, no Maranhão; Chaval, Cruz, Camocim e Jericoacoara, no Ceará; e Natal, Mossoró, Galinhos, São Miguel do Gostoso e Pipa, no Rio Grande do Norte.

A segunda etapa percorreu Brasília, Jalapão e Palmas, em Tocantins; Brumadinho, Paracatú, Conceição de Ibitipoca, Tiradentes, Congonhas, São João del Rei, Ouro Preto, Diamantina, Caxambú, São Lourenço, Monte Verde, Cambuquira, Poços de Caldas, Belo Horizonte e Serra do Cipó, em Minas Gerais; Goiânia, Pirenópolis, Chapada do Veadeiros (Cavalcante e Alto Paraíso), São Domingos (Parque Estadual da Terra Ronca) e Cidade de Goiás, em Goiás.