NOVIDADES

Embratur anuncia campanha e press trip voltadas para a pesca esportiva em Nova York

Novidades foram divulgadas em cerimônia durante o primeiro dia da New York International Travel Show. Feira segue neste sábado e domingo nos Estados Unidos
Helano Aussaresses/Embratur
Primeiro dia do Brasil na NYITS foi marcado pelo lançamento da campanha de promoção voltada ao público da pesca esportiva e pelo anúncio de press trip

A Embratur aproveitou o primeiro dia da New York International Travel Show (NYITS) para anunciar um pacote de novidades envolvendo a promoção do turismo de pesca esportiva no Brasil. Nesta sexta-feira (28/10), a Agência divulgou o início de uma campanha voltada para o mercado norte-americano e uma press trip que vai trazer cerca de oito jornalistas e influenciadores dos EUA para o Amazonas.

 

A campanha “Fish in Brazil and be hooked” – “Pesque no Brasil e seja fisgado” – será veiculada entre novembro e dezembro em revistas e sites especializados do segmento, além das redes sociais. O objetivo é impactar o mercado da pesca esportiva dos Estados Unidos, que movimenta mais de 49 milhões de americanos e é considerada a segunda atividade ao ar livre mais praticada do país. As peças da campanha vão destacar destinos brasileiros como Cáceres (MT), Aruanã (GO) e Corumbá (MS).

 

Seguindo a mesma linha, a Embratur vai realizar uma press trip com jornalistas e influenciadores especializados na pesca esportiva. A viagem começa em 28 de novembro, em Manaus, e vai passar também por Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.

 

“Queremos mostrar que nosso país é um paraíso em termos de biodiversidade e temos peixes que não existem em outras regiões. Sem contar o potencial impacto econômico, que pode ser muito maior e ajudar a criar ainda mais empregos no nosso setor”, destacou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

 

Conectividade aérea

 

Para facilitar ainda mais a chegada dos pescadores norte-americanos ao Brasil, Embratur, Azul e Gol reforçaram durante a NYITS a retomada de cinco voos diretos entre Manaus e os Estados Unidos. Serão as conexões de menor duração entre Brasil e Estados Unidos, com menos de seis horas de um destino ao outro.

 

A Azul começa a operar três voos semanais de ida e volta entre a capital do Amazonas e Fort Lauderdale, na Flórida, a partir de 15 de dezembro. As aeronaves terão capacidade para 174 passageiros e as viagens serão realizadas às terças, quintas e domingos, saindo do Brasil às 10h30. A companhia aérea também passa a operar quatro voos semanais entre Belém e Fort Lauderdale a partir de 16 de dezembro.

 

Já a Gol terá dois voos por semana, também de ida e volta, mas a partir de 17 de dezembro. As aeronaves terão capacidade para 176 passageiros e sairão de Manaus às 12h30 toda quarta-feira e sábado com destino a Miami.

 

O início das operações marca também mais um passo da retomada do turismo brasileiro. Os voos entre Manaus e Estados Unidos pararam de ser operados logo no início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. À época, o país tinha seis voos semanais entre os dois destinos, operados por American Airlines e Latam.

 

Parceria

 

As ações de promoção da pesca esportiva no Brasil seguem na esteira de uma parceria estabelecida ainda em 2019 com a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe). Naquele ano, Embratur e Anepe assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para promover o segmento. 

 

Recentemente a Agência participou da International Convention of Allied Sportfishing Trades (ICAST), a maior feira de pesca esportiva do mundo, em Orlando, onde reforçou o relacionamento com o trade e buscou incentivar a comercialização de produtos brasileiros para o mercado dos Estados Unidos.

 

Primeiro dia

 

Além de lançar a campanha e anunciar a press trip, a comitiva da Embratur participou da cerimônia de abertura da feira e de mais compromissos no primeiro dia da NYITS.

O chefe da assessoria de comunicação do consulado do Brasil em Nova York, Leonardo Enge, também participou da cerimônia e deixou um recado para o público norte-americano. “O Brasil tem destinos incríveis e uma população extremamente acolhedora. Todos são bem-vindos”, discursou.

 

Pela manhã, o Brasil foi um dos destaques no painel “How to Sell Latin America Today”. A Embratur apresentou os destinos brasileiros mais procurados pelos americanos, com destaque justamente para a Amazônia e seu potencial para a pesca esportiva. Além disso, foi uma oportunidade de explicar melhor para os operadores de turismo as características de cada região do país e alguns prêmios conquistados recentemente, como o de melhor destino de aventura entre 78 nações e o de 7º melhor país do mundo para quem viaja sozinho, segundo a US News & World Report.

 

Já no período da tarde, Embratur e Anepe estiveram juntas para reuniões. A Agência e a associação, representada pelo presidente Marcos Gueck, se encontraram com Russ Walters e Eva Mossberg, da Adventure Travel Trade Association (ATTA), para falar sobre um levantamento de operadores de turismo de natureza e pesca e buscar outras formas de cooperação para atrair ao país turistas de aventura também interessados em pescar. 

A ATTA representa centenas de operadores de turismo, agências de promoção, órgãos de governo, agentes de viagens, mídia especializada e agências de marketing em mais de 100 países.

 

No estande brasileiro da feira a Embratur também se encontrou com a GOL EUA e os representantes da comitiva nacional deram entrevistas para veículos como o SPT Television.