A Embratur aproveitou o primeiro dia da New York International Travel Show (NYITS) para anunciar um pacote de novidades envolvendo a promoção do turismo de pesca esportiva no Brasil. Nesta sexta-feira (28/10), a Agência divulgou o início de uma campanha voltada para o mercado norte-americano e uma press trip que vai trazer cerca de oito jornalistas e influenciadores dos EUA para o Amazonas.
A campanha “Fish in Brazil and be hooked” – “Pesque no Brasil e seja fisgado” – será veiculada entre novembro e dezembro em revistas e sites especializados do segmento, além das redes sociais. O objetivo é impactar o mercado da pesca esportiva dos Estados Unidos, que movimenta mais de 49 milhões de americanos e é considerada a segunda atividade ao ar livre mais praticada do país. As peças da campanha vão destacar destinos brasileiros como Cáceres (MT), Aruanã (GO) e Corumbá (MS).
Seguindo a mesma linha, a Embratur vai realizar uma press trip com jornalistas e influenciadores especializados na pesca esportiva. A viagem começa em 28 de novembro, em Manaus, e vai passar também por Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.
“Queremos mostrar que nosso país é um paraíso em termos de biodiversidade e temos peixes que não existem em outras regiões. Sem contar o potencial impacto econômico, que pode ser muito maior e ajudar a criar ainda mais empregos no nosso setor”, destacou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
Conectividade aérea
Para facilitar ainda mais a chegada dos pescadores norte-americanos ao Brasil, Embratur, Azul e Gol reforçaram durante a NYITS a retomada de cinco voos diretos entre Manaus e os Estados Unidos. Serão as conexões de menor duração entre Brasil e Estados Unidos, com menos de seis horas de um destino ao outro.
A Azul começa a operar três voos semanais de ida e volta entre a capital do Amazonas e Fort Lauderdale, na Flórida, a partir de 15 de dezembro. As aeronaves terão capacidade para 174 passageiros e as viagens serão realizadas às terças, quintas e domingos, saindo do Brasil às 10h30. A companhia aérea também passa a operar quatro voos semanais entre Belém e Fort Lauderdale a partir de 16 de dezembro.
Já a Gol terá dois voos por semana, também de ida e volta, mas a partir de 17 de dezembro. As aeronaves terão capacidade para 176 passageiros e sairão de Manaus às 12h30 toda quarta-feira e sábado com destino a Miami.
O início das operações marca também mais um passo da retomada do turismo brasileiro. Os voos entre Manaus e Estados Unidos pararam de ser operados logo no início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. À época, o país tinha seis voos semanais entre os dois destinos, operados por American Airlines e Latam.
Parceria
As ações de promoção da pesca esportiva no Brasil seguem na esteira de uma parceria estabelecida ainda em 2019 com a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe). Naquele ano, Embratur e Anepe assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para promover o segmento.
Recentemente a Agência participou da International Convention of Allied Sportfishing Trades (ICAST), a maior feira de pesca esportiva do mundo, em Orlando, onde reforçou o relacionamento com o trade e buscou incentivar a comercialização de produtos brasileiros para o mercado dos Estados Unidos.
Primeiro dia
Além de lançar a campanha e anunciar a press trip, a comitiva da Embratur participou da cerimônia de abertura da feira e de mais compromissos no primeiro dia da NYITS.
O chefe da assessoria de comunicação do consulado do Brasil em Nova York, Leonardo Enge, também participou da cerimônia e deixou um recado para o público norte-americano. “O Brasil tem destinos incríveis e uma população extremamente acolhedora. Todos são bem-vindos”, discursou.
Pela manhã, o Brasil foi um dos destaques no painel “How to Sell Latin America Today”. A Embratur apresentou os destinos brasileiros mais procurados pelos americanos, com destaque justamente para a Amazônia e seu potencial para a pesca esportiva. Além disso, foi uma oportunidade de explicar melhor para os operadores de turismo as características de cada região do país e alguns prêmios conquistados recentemente, como o de melhor destino de aventura entre 78 nações e o de 7º melhor país do mundo para quem viaja sozinho, segundo a US News & World Report.
Já no período da tarde, Embratur e Anepe estiveram juntas para reuniões. A Agência e a associação, representada pelo presidente Marcos Gueck, se encontraram com Russ Walters e Eva Mossberg, da Adventure Travel Trade Association (ATTA), para falar sobre um levantamento de operadores de turismo de natureza e pesca e buscar outras formas de cooperação para atrair ao país turistas de aventura também interessados em pescar.
A ATTA representa centenas de operadores de turismo, agências de promoção, órgãos de governo, agentes de viagens, mídia especializada e agências de marketing em mais de 100 países.
No estande brasileiro da feira a Embratur também se encontrou com a GOL EUA e os representantes da comitiva nacional deram entrevistas para veículos como o SPT Television.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.