PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur faz balanço positivo de participação na New York International Travel Show

Feira terminou no último domingo e contou com estande da Agência, que anunciou nova campanha e press trip sobre pesca esportiva para o público americano
Estande brasileiro contou com a participação de 15 coexpositores na NYITS
Helano Aussaresses/Embratur

Brasília, 31/10/2022 – A Embratur encerrou neste domingo (30/10) sua participação na New York International Travel Show (NYITS). Foram três dias de agendas, reuniões e ações de promoção do Brasil em uma das principais feiras do segmento de negócios e eventos da América do Norte. Ao todo, foram mais de 390 atendimentos realizados pelos 15 coexpositores que estiveram no estande brasileiro.

 

Na sexta-feira (28/10) a Agência anunciou em primeira mão a campanha “Fish in Brazil and be hooked”, que será veiculada em novembro e dezembro em revistas e sites especializados do segmento de pesca esportiva. O setor movimenta mais de 49 milhões de americanos e é a segunda atividade ao ar livre mais praticada no país.

 

Além disso, também foi divulgada a press trip que levará influenciadores e jornalistas especializados em pesca esportiva a uma viagem por Manaus, Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro a partir de 28 de novembro. Embratur, Azul e Gol também reforçaram o início da operação de novos voos diretos semanais que vão ligar o Norte do país aos Estados Unidos.

 

“Os turistas norte-americanos estão entre os que mais viajam e gastam no mundo. Ocupam a segunda posição no ranking geral de chegadas internacionais ao Brasil, por isso a participação na feira e o lançamento da campanha para promover a pesca esportiva foram muito importantes. É um segmento que já gera receita de R$ 3 bilhões e cerca de 800 mil empregos”, destacou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

 

Clique e saiba mais sobre o primeiro dia da Embratur na NYITS

 

No sábado (28/10) a Embratur se encontrou com a Associação Nacional de Pesca Esportiva (ANEPE) para fazer um balanço das ações realizadas em conjunto. A Agência e a Associação firmaram Acordo de Cooperação Técnica em 2019 e vêm trabalhando juntas desde então para promover a pesca esportiva. Durante a reunião, as entidades também conversaram sobre ações futuras já pensando em 2023.

 

Durante os três dias de compromissos em Nova York a Embratur também aproveitou para se reunir com representantes de outras entidades, como a Adventure Travel Trade Association (ATTA) e a própria Gol, em busca de aumentar a conectividade aérea do Brasil com o mundo.

 

O Brasil também foi destaque em painéis realizados ao longo da programação da NYITS. Destinos brasileiros foram apresentados por representantes da Embratur durante os três dias de programação, com foco especial na pesca esportiva.

 

O estande brasileiro foi outra atração à parte apresentada pela Embratur em Nova York. Tentando transportar os participantes da feira para o país, a Agência apostou em apresentações culturais de música e dança, além de ações de degustação da gastronomia brasileira.

 

 

O próximo compromisso da Embratur já tem data marcada: entre 7 e 9 de novembro a Agência estará em Londres para representar e apresentar o país durante a World Travel Market (WTM) World. A feira é realizada desde 1980 e conta com cerca de cinco mil expositores de 182 países e regiões, além de mais de 51 mil participantes.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.