Brasília, 10/11/2022 – Os Estados Unidos lideram o ranking de passagens aéreas compradas para o verão 2022/23 no Brasil. De acordo com o levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), 801.110 bilhetes já foram adquiridos nos mais variados países do mundo para curtir o país entre dezembro de 2022 e março de 2023 – 158.751 com origem nos Estados Unidos, o que corresponde a 19,81% do total.
Os dados apresentados pela Embratur indicam o retorno de um verão aquecido do turismo internacional no Brasil. “A Embratur tem aproveitado bem este momento de retomada mundial do turismo para recolocar o Brasil na prateleira do mercado internacional e números como esses demonstram a assertividade de nossas ações”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
A quantidade ainda aumentará consideravelmente, uma vez que 53,51% dos viajantes compram as passagens entre 0 e 59 dias antes do embarque, conforme estudo da FowardKeys – empresa líder em viagens e análises e parceira do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). O número de 801.110 passagens compradas foi levantado até 9 de novembro.
A liderança dos Estados Unidos é também reflexo das ações da Agência. Considerado um mercado prioritário para a promoção do Brasil, em 2022, o país norte-americano foi palco de duas grandes campanhas publicitárias, quatro roadshows (Chicago, Nova York, Miami e Los Angeles), uma press trip com jornalistas e influenciadores levados a destinos de Natureza no Pantanal e em Bonito, uma famtour com operadores de turismo locais levados a Chapada dos Guimarães e ao Pantanal.
Além disso, a Embratur esteve presente em quatro feiras internacionais que ocorreram nos EUA: Re-think South America (Nova Iorque), Adventure Elevate 2022 (Oregon), IMEX América (Las Vegas) e New York International Travel Show (NYITS).
Também estão previstas para 2022, a veiculação de uma campanha publicitária sobre pesca esportiva no mercado americano e a realização de uma press trip com foco neste segmento turístico com comunicadores dos Estados Unidos.
Vale ressaltar que os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil (mais de 590 mil turistas em 2019) e estão entre os países que mais gastam em nosso território (US$ 93 diários, em média). Segundo o Ministério do Turismo (2019), a motivação de 33% dos americanos que visitam o Brasil é o ecoturismo e aventura, ficando apenas atrás de sol e praia por uma pequena diferença (35%).
Desde 2019, o Brasil não exige visto para entrada de norte-americanos no país. A ação também vale para o Canadá, Austrália e Japão. A facilitação de vistos é uma demanda histórica dos empresários do setor.
Bem no ranking
Além dos Estados Unidos, dois países sul-americanos e dois europeus puxam a fila dos que mais pretendem visitar o Brasil durante o verão 2022/23. A Argentina, registrou até 9 de novembro deste ano, 154.872 bilhetes aéreos comprados, ocupando a segunda colocação. É seguida por Portugal (53.824), Chile (41.782) e França (33.908).
Somente nos primeiros nove meses do ano, cerca de 1,8 milhão de viajantes do mundo inteiro desembarcaram no Brasil com visto de turista ou em viagem a turismo, de acordo com dados da Polícia Federal. O número é mais que o dobro do registrado em todo o ano de 2021, quando 596,7 mil estrangeiros visitaram o país.
Ranking de países que mais compraram passagens:
1) Estados Unidos: 158.751
2) Argentina: 154.872
3) Portugal: 53.824
4) Chile: 41.782
5) França: 33.908
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.