Brasília, 18/11/2022 – Criada em 18 de novembro de 1966 como Empresa Brasileira de Turismo, a Embratur comemora 56 anos de fundação nesta sexta-feira (18/11). Agora rebatizada e com nova função – a de serviço social autônomo –, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo comemora o novo ano de vida fiel à missão atual: promover e apoiar a comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. Somente no mês de novembro, a Embratur veicula campanhas publicitárias em mais de dez países pelo mundo.
Com peças específicas para cada mercado estratégico, a Embratur busca posicionar o Brasil como o melhor destino para viajantes de Espanha, Portugal, Inglaterra e Alemanha, com a campanha “Visite o Brasil. É mais, muito mais do que você imagina.”; Catar e Dubai, com peças voltadas ao “destino campeão” no berço da Copa do Mundo; Estados Unidos, com tema focado no turismo de pesca esportiva; e Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e Panamá, campanha que começará a ser veiculada na próxima semana e tem como chamariz os atrativos do verão brasileiro.
“A Agência ganhou mais autonomia e agilidade para realizar as suas ações finalísticas ao longo desses 56 anos e temos intensificado a promoção dos destinos e produtos do Brasil. Este ano tem se consolidado como o da retomada do turismo e vamos aproveitar o nosso verão para mostrar aos estrangeiros que os destinos brasileiros incríveis estão prontos para recebê-los”, comemora o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
Com a experiência de 56 anos de atuação, a Embratur ampliou seu leque de ações ao longo do tempo e promove os destinos do Brasil das mais variadas formas. A Agência terminará o ano de 2022 tendo realizado 15 roadshows, 10 press trips, 26 workshops de capacitação do trade nacional e 4 famtours.
Além das iniciativas como idealizadora, a Embratur também atuou em grandes feiras internacionais, com estandes temáticos do Brasil, sempre acompanhada de coexpositores (destinos nacionais, operadores de turismo, companhias aéreas, meios de hospegagem, entidades, entre outros agentes do trade).
O ano de 2022 terminará com a participação da Embratur em 12 feiras internacionais de turismo – as principais do setor. Somente no primeiro semestre, a Agência contou com estande próprio em seis feiras internacionais: Fitur – Madri, entre os dias 19 e 23 de janeiro; ANATO – Colômbia, entre os dias 23 e 25 de fevereiro; BTL – Portugal, entre os dias 16 e 20 de março; BIT – Itália, entre os dias 10 e 12 de abril; IMEX – Alemanha, entre os dias 31 de maio e 2 de junho; e Fiexpo – Panamá, entre 13 e 16 de junho. Juntas, as ações somam uma expectativa de negócios da ordem de R$ 16,5 milhões.
Já no segundo semestre, a Embratur esteve presente na FIT América Latina, entre 1º e 4 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina; a IMEX América, entre 11 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos; na New York International Travel Show (NYITS), entre 28 e 30 de outubro, em Nova York, nos Estados Unidos; e na World Travel Market (WTM), entre 7 e 9 de novembro, em Londres, no Reino Unido. Ainda este ano, terá estande próprio na Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), entre 11 e 12 de novembro, e na IBTM World, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, em Barcelona, na Espanha.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.