EM ARAGUAÍNA
Workshop em Tocantins reforça segmento do turismo no estado e capacita profissionais
O artesanato com capim dourado – o “ouro do Jalapão” – foi um dos diferenciais apontados pela Embratur para a promoção do internacional do estado

Brasília, 21/11/2022 – Debater a economia criativa como vetor de promoção internacional do destino e as atividades ligadas ao turismo de Tocantins. Esse foi o objetivo do workshop Inteligência de Mercado da Embratur, realizado em parceria com o Sebrae, na última sexta-feira (18/11), em Araguaína (TO). O evento contou com a participação do assessor executivo do Departamento de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Alexandre Nakagawa, além de representantes do governo do estado e do município, além de associações de classe e do trade hoteleiro.
O artesanato com capim dourado – o “ouro do Jalapão” – é um exemplo desse tipo de atividade criativa na economia local para atração dos turistas internacionais. Também foram discutidas atividades ligadas ao turismo de natureza e à pesca esportiva.
Esta rodada foi a primeira de uma série de capacitações que acontecerão na região Norte. O diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, explica como esses workshops serão moldados para cada estado, conforme suas particularidades em relação ao turismo. “Vamos rodar o Brasil com esses workshops até 2024 para levar informação e capacitar para atender da melhor forma os visitantes estrangeiros. Cada estado tem suas peculiaridades e pontos fortes, então tentamos adaptar o conteúdo a cada realidade para que os eventos agreguem ao dia a dia de quem faz o turismo na ponta”, destacou.
Na opinião da professora da Universidade Federal do Norte, Andressa Ramalho, a iniciativa da Agência serviu para destacar a força do turismo no Tocantins. “Trata-se de um grande propulsor do desenvolvimento regional. Tivemos um momento de conversas riquíssimas com o trade hoteleiro, agências, empresários e gestores públicos. Tivemos acesso a dados excepcionais para posicionar nosso estado no cenário turístico nacional”, avaliou a professora.
Workshops pelo Brasil
O workshop da Embratur, em parceria com o Sebrae, vai passar por 54 municípios brasileiros até 2024. No primeiro semestre deste ano, dez cidades foram contempladas com o treinamento. Já no segundo semestre, a capacitação já passou por Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), Morro de São Paulo (BA), Teresina (PI), Maceió (AL), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e agora Araguaína (TO). Até dezembro de 2022, estão programados mais cinco eventos, em Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias