TURISMO EM ALTA

Novembro aquecido na malha aérea internacional do Brasil reforça previsão de verão histórico no país

Conectividade com o mundo teve acréscimo de 44,54% em relação ao mesmo período de 2021. Expectativa é de recuperação total da capacidade de 2019 entre dezembro e março de 2023

Getty Images
Mais de 1,02 milhão de passagens internacionais já foram compradas para curtir destinos do Brasil entre dezembro de 2022 e março de 2023

Brasília, 01/12/2022 – A conectividade do Brasil com o mundo segue viés de alta e registrou, em novembro de 2022, 4.367 voos internacionais. Isso significa uma operação em torno de 95% do que era apresentado em 2019 – último ano antes da pandemia – e um acréscimo de 44,54% em relação ao mesmo período de 2021.

 

A proximidade dos 100% de recuperação, mesmo em um mês considerado de baixa temporada para o turista, reforça a expectativa de um verão histórico no país. Prova disso é que, conforme levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA),  mais de 1,02 milhão de passagens internacionais já foram compradas para curtir destinos do Brasil entre dezembro de 2022 e março de 2023.

 

“A Embratur realiza reuniões constantes com companhias aéreas mundiais em busca de ampliar nossa conectividade. Além disso, lançamos campanhas recentes nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina, nas quais nosso verão é tratado como diferencial para o turista estrangeiro. Esse número expressivo de passagens já compradas confirma a assertividade das ações”, afirma o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

 

Os Estados Unidos seguem liderando o ranking de passagens aéreas compradas para o verão 2022/23 no Brasil. Até o momento, quase 200 mil bilhetes foram adquiridos de cidades norte-americanas com destino a cidades brasileiras. Em segundo lugar está a Argentina, com pouco mais de 195 mil passagens. Portugal (68.169), Chile (58.314) e Itália (42.878) completam o Top-5.

 

Em crescimento

 

Outra informação levantada pela Gerência de Inteligência da Embratur aponta que há previsão de 190 novos voos, retomadas ou frequências adicionais entre o período de novembro de 2022 e julho de 2023. De janeiro a novembro de 2022, 138 novos voos entraram em operação e outras 128 frequências foram adicionadas à relação.

 

Vale ressaltar que a Agência realiza reuniões constantes com companhias aéreas mundiais, além de sempre abordar a importância desse tema durante as ações internacionais. Na New York International Travel Show (NYITS), realizada em outubro, Embratur, Azul e Gol confirmaram a retomada de cinco voos diretos entre Manaus e os Estados Unidos. A Azul começa a operar três voos semanais de ida e volta entre a capital do Amazonas e Fort Lauderdale, na Flórida, a partir de 15 de dezembro, enquanto a Gol terá dois voos por semana, também de ida e volta, mas a partir de 17 de dezembro.

 

No mesmo mês, em Londres, durante a World Travel Market (WTM), a LATAM anunciou novos voos ligando o país à África do Sul, a partir de julho de 2023, em cerimônia dentro do estande da Embratur. A rota será operada em três voos semanais de cerca de nove horas de duração, ligando as cidades de São Paulo e Joanesburgo.